quinta-feira, 30 de novembro de 2017

CLUBE DE LEITURA - NOVEMBRO

Na passada 5ª feira, pelas 21h00, decorreu a sessão de novembro do Clube de Leitura que se debruçou sobre a obra “Um Espião Perfeito” de John Le Carré.

As mais de 600 páginas e a baixa temperatura dessa noite causaram algumas ausências, é verdade,  mas não impediram a habitual boa disposição durante a partilha das impressões que o livro deixou  nos participantes.

O romance mais autobiográfico de John Le Carré decorre no período da Guerra Fria, atravessando a vida do espião “Magnus Pym” até ao fim, num estilo conservador mas bastante complexo dado o tempo e espaço diegéticos, a alternância constante de narrador e uma complexa rede de personagens e nomes de código que, graças a “Jack Brotherhood”,  vamos associando na ânsia de identificar as “toupeiras”.

Para além do que já foi publicado, no blogue sobre este  “acerto de contas”, o que incomoda no livro é o retrato que o autor nos dá da fragilidade do trabalho das agências de informação da época (e de hoje?), da promiscuidade entre os poderes em presença – religião, política, indústria e governos ­–  cujas decisões tão perto nos deixaram de catástrofes nucleares iminentes. 

Para terminar, apelando ao “espião” que há em todos nós, talvez fosse interessante revisitar aquele período da nossa história e resolver as dúvidas que ainda permanecem.

Boas leituras!




Sem comentários:

Enviar um comentário