sábado, 24 de fevereiro de 2018

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - 1º MOMENTO (BIBLLIOTECAS ESCOLARES DOS AGRUPAMENTOS)

O CNL '18 decorreu entre os dias 30 de janeiro e finais de fevereiro, nas Bibliotecas Escolares dos três Agrupamentos de S. João da Madeira.
Os alunos realizaram as respetivas provas, de acordo com o ciclo de escolaridade. 

Os livros selecionados para cada ciclo foram os seguintes:

1º Ciclo: "A árvore generosa" de Shel Silverstein

Sinopse: Este livro é o mais conhecido do escritor e ilustrador norte-americano Shel Silverstein. O clássico, escrito em 1964, comoveu gerações com a história de uma árvore e um menino. Com poucas palavras, Silverstein fala da relação entre o homem e a natureza, onde uma árvore oferece tudo a um menino, que a deixa de lado ao crescer, ao mesmo tempo que se torna num homem egoísta. Mas para agradar ao menino que ama, a generosidade desta árvore não tem fim - ainda que isto signifique a sua própria destruição.
Duas fortes qualidades aliam-se neste livro. O facto de abordar questões fundamentais como o tempo, a morte, a vida, a relação amorosa e de amizade, tudo o que nos posiciona face aos outros e a nós próprios, assim como a aposta ao nível estético, na sobriedade narrativa e ilustrativa, com o traço simples e preciso de Silverstein.




2º Ciclo:  "O rapaz de bronze" de Sophia de Mello Breyner Andresen

 Sinopse: Num jardim maravilhoso, existe uma estátua que, à noite, se enche de vida e reina sobre todas as plantas, com justiça e sensatez.
Florinda vai conhecer o Rapaz de Bronze e viver uma dessas noites mágicas em que a verdadeira natureza dos seres se revela.












3º Ciclo: "O rapaz do pijama às riscas" de John Boyne

Sinopse: Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…





Ensino Secundário : "O violino de Auschwitz" de Maria Angels Anglada

Sinopse: É Dezembro de 1991 e, num concerto de homenagem a Mozart em Cracóvia, a primeiro violinista impressiona o seu colega de trio com um instrumento rústico e humilde. No dia seguinte, quando ele lhe pergunta como é que ela o obteve, uma notável história se revela: A da vida de Daniel, um luthier, que sobreviveu passando por grandes dificuldades em Auschwitz, como carpinteiro e trabalhando às tardes na fábrica IG Farben. A inesperada relação com o comandante do campo e a posterior encomenda de um violino com as especificações de um Stradivarius tornaram-se dois momentos decisivos na vida de Daniel, em Auschwitz, sobretudo após descobrir o segredo por trás dessa tarefa.





Os 12 vencedores (um de cada ciclo e de cada agrupamento) passarão ao segundo momento do concurso, na Biblioteca Municipal no dia 9 de Abril, com prova escrita on-line durante a manhã e uma prova oral, a partir das 14h30, seguida da entrega de prémios.

Sem comentários:

Enviar um comentário