sexta-feira, 20 de abril de 2018

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "AMÊNDOAS AMARGAS" DE RUI DE SOUSA

Ontem, pelas 21h30, decorreu a sessão de apresentação do livro "Amêndoas amargas" de Rui de Sousa. 
A apresentação esteve a cargo de Vítor da Rocha, em representação da editora Mosaico das Palavras, da Dra. Joana Sousa e ainda os fantásticos momentos musicais com o violinista Vladimir Olmchenko.
Marcaram presença em grande número amigos, familiares, admiradores e curiosos da sua obra.
Trata-se de um romance passado na atualidade e fala-nos da vida e da importância de vivê-la de uma forma feliz, apesar das amêndoas amargas que surgem pelo caminho. Conta-nos a história de  Paulo e Ana que eram um casal feliz até ao momento em que um exame médico corta o fio da felicidade: o filho de ambos padece de uma doença incurável. Segue-se uma luta sem tréguas do casal para defender o direito da criança à alegria e à vida, sem se darem conta de que com o definhar do filho também definhava a sua vida em comum. E enquanto Paulo se deixa afundar irremediavelmente, Ana defende-se apostando na sua carreira de sucesso… até ao dia em que concluem que é muito aquilo que os separa e nada o que os une.
Um romance tocante, ao qual poucos conseguirão ficar indiferentes. Abordando um problema que desde sempre foi difícil de perceber, por ser algo contra a corrente natural da vida – a morte de um filho –,a obra toca o leitor pela expressividade emotiva e pelo desenrolar de pensamentos e opiniões por parte da personagem central com que a maior parte dos seres humanos se identificam. 
Romance de tristezas e perdas, mas também de esperança, de crença na capacidade de cada um de nós para sofrer mas também para superar o sofrimento e retornar ao trilho da vida.

Quem é Rui Miguel Leite de Sousa?

Nasceu em São João da Madeira, a 23 de junho de 1973. É Licenciado em Geografia – Ramo de Formação Educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Mestre em Teoria da Literatura – Área de Especialização em Literaturas Lusófonas, pelo Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.
É Professor do Quadro do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar – Sul, a exercer funções, ininterruptamente, desde o ano escolar 1994-1995.
 Obras publicadas: “Viagens Submersas”, Conto, Papiro Editora, 2007; “Mimos e Contos de Natal” – Antologia de contos de Natal (Participação com o conto “Beijos de água doce”) – Papiro Editora, 2007; Lançamento da 2ª edição de “Viagens Submersas” no Clube Literário do Porto a 12 de Março de 2009, Papiro Editora, 2009. 



 







Sem comentários:

Enviar um comentário