sexta-feira, 6 de abril de 2018

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - 2º MOMENTO (BIBLIOTECA MUNICIPAL)

A 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL)  terá o seu 2º momento, no dia 9 de Abril, pelas 10h00, nos Espaço Internet dos Paços da Cultura, com a realização das provas escritas em formato digital.

À tarde, pelas 14h30, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, decorrerão as provas orais.
 
Esta etapa traduz-se na realização de provas públicas organizadas pelas Bibliotecas Municipais, dirigidas aos vencedores do período anterior. 
 
Cada BM, em articulação com as escolas e os CIBE, nomeou um júri a quem coube  selecionar as obras a concurso e apurar 1 vencedor em cada nível de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário), para competirem no momento seguinte. 
 
Este júri é constituído,  por um CIBE, um representante da BM e uma personalidade de reconhecido mérito nas áreas da leitura e da escrita, tendo consideração pelo perfil etário dos concorrentes, nomeadamente no respeitante à entrada de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico no CNL.

Os alunos vencedores do 1º momento leram os livros selecionados para o 2ª momento, que são os seguintes:


 1ºciclo

O lápis mágico de Malala, Malala Yousafzai

Malala é uma menina que deseja um mundo melhor.
Quando Malala era ainda uma criança, no Paquistão, desejava ter um lápis mágico para desenhar uma fechadura na porta do seu quarto para que os irmãos não a incomodassem e para parar o tempo, e assim poder dormir mais uma hora todas as manhãs.
Mas Malala cresceu e o mundo mudou, bem como os seus desejos. Em vez de um lápis mágico, Malala usa agora um lápis bem real para escrever. E os seus desejos começaram a realizar-se. «Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo.»



                                                            

2º Ciclo

Histórias de Bichos, Margarida Negrais


"Por que motivo nos encantam os animais quando deles fazemos personagens humanas? Não sabemos. Todavia, desde sempre a língua realizou o milagre do faz-de-conta, da criação de mundos alternativos àquele onde vivemos: sem esquinas, mais suaves, mais empolgantes, mais apetecidos para aí vivermos o que no mundo real já se torna impossível…"




3º Ciclo

Os livros que devoraram o meu pai, Afonso Cruz
"Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo.
Esta é a sua verdadeira história - contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras."





Secundário 

A bibliotecária de Auschwitz, Antonio G. Iturbe


"Auschwitz-Birkenau, o campo do horror, infernal, o mais mortífero e implacável. E uma jovem que teima em devolver a esperança. Sobre a lama negra de Auschwitz, que tudo engole, Fredy Hirsch ergueu uma escola. Num lugar onde os livros são proibidos, a jovem Dita esconde debaixo do vestido os frágeis volumes da biblioteca pública mais pequena, recôndita e clandestina que jamais existiu. No meio do horror, Dita dá-nos uma maravilhosa lição de coragem: não se rende e nunca perde a vontade de viver nem de ler porque, mesmo naquele terrível campo de extermínio nazi, «abrir um livro é como entrar para um comboio que nos leva de férias»."

Sem comentários:

Enviar um comentário