sexta-feira, 13 de abril de 2018

CONCURSO POESIA NA CORDA 2018 - POEMAS PREMIADOS



POEMAS PEQUENINOS
 
TEMA: AMBIENTE - 1º LUGAR
TÍTULO: “Primavera”
 NOME: Afonso Pinho Azevedo

ESCOLA: EB1 Conde Dias Garcia

PROFESSORA: Salomé Garcia



A primavera é bonita

E muitas flores tem

Vou apanhar uma florita

Para dar à minha mãe.


A primavera é colorida

A neve já não cai

Mas há uma coisa muito divertida

Que é brincar com o meu pai.



TEMA: AMBIENTE - 2º LUGAR


TÍTULO: “Animais”

NOME. Ricardo José Martins da Silva


ESCOLA: EB1 Parque

PROFESSORA: Ana Clara Bernardes



Quando ela bate as asas

Borboleta de mil cores

Até a brisa se enfeita

Com grinaldas de flores


Dona orca como passa?

Quer vir amiga à boleia

De uma onda que traga

Notícias da maré cheia.


TEMA: AMBIENTE - 3º LUGAR


TÍTULO: “Os animais da selva”

NOME: Benedita da Costa Amaro


ESCOLA: EB1 Espadanal

PROFESSORA: Sónia Morgado



O tigre

ruge muito alto

trepa à árvore e dá um grande salto.


A girafa

tem um pescoço comprido

arranha-o no tronco das árvores

E fica um pouco ferido.


O lobo

gosta de caçar

ovelhas e cabritos

para comer ao jantar.


Neste mundo

há muitos animais

alguns selvagens

outros racionais.




TEMA: AMOR - 1º LUGAR


TÍTULO: “A amizade”

NOME: Rita Freire Silva


ESCOLA: EB2/3



A amizade é como um cobertor

Aquece-nos nos maus momentos

Rouba-nos a dor

E leva-a nos seus ventos


A amizade é como um peluche

Que se aperta sem magoar

Liberta os nossos sonhos

E faz-nos sempre voar


A amizade é como o açúcar

Delicioso e viciante

Por vezes dá dores de barriga

Mas nunca é constante


A amizade é um caminho

Um caminho para o futuro

Abre-nos as portas

Para o verdadeiro mundo.




TEMA: AMOR - 2º LUGAR


TÍTULO: “O meu pai”

NOME: Letícia Alves Silva

ESCOLA: Colégio Sta. Filomena

PROFESSORA: Luísa


O meu pai é muito querido,

Sem ajuda dele não teria nascido.

O meu pai gosta muito de mim,

Por isso me ajuda até ao fim.

Adoro os seus abraços cheios de calor,

É mesmo assim que deve ser o amor!



 


TEMA: INDÚSTRIA E COMUNIDADE - 1º LUGAR


TÍTULO: “A indústria”

NOME: Francisco Bouça Polesso


ESCOLA: EB1 Carquejido

PROFESSORA: Helena Freire





À procura de um chapéu,

Rumo a S. João

Espero por lá encontrar

O que já é uma tradição.

Terra de chapéus

E chapeleiros,

Mas também, terra de sapateiros.

Cidade de trabalho,

Indústria e inovação

Quem passa por esta terra leva-a no coração.




TEMA: INDÚSTRIA E COMUNIDADE - 2º LUGAR


TÍTULO: “As indústrias sanjoanenses”

NOME: Beatriz Soares Araújo


ESCOLA: EB1 Carquejido

PROFESSORA: Carla Figueiredo



Os industriais

Não são todos iguais

De chapéus ao calçado

Em S. João da Madeira

é o que há mais.

Também há cartonagens

lá fazem-se embalagens

E a fábrica de mochilas montecampo

que as pessoas gostam tanto.

Até o Miguel Vieira

é de S. João da Madeira.




TEMA: INDÚSTRIA E COMUNIDADE - 3º LUGAR


TÍTULO: “Indústrias”

NOME: Maria Rita Pinto do Rosário

ESCOLA: EB1 Espadanal

PROFESSORA: Sónia Morgado


O lápis, o chapéu e o sapato

Moram na minha cidade.

Com eles trabalhamos

Para nossa felicidade!


O lápis é elegante e vaidoso,

Veste-se de todas as cores!

Por vezes é estudioso,

Noutras perde-se em amores!


Já o senhor chapéu

É um grande saltitão

De cabeça em cabeça,

Faz uma vénia até ao coração!


O sapato dá-se por vários nomes:

Sandália, bota, sapatilha…

Ou uma simples sabrina

Nos pés de uma bailarina!



TEMA: OUTROS - 1º LUGAR 



TÍTULO: “Tudo ao avesso”

NOME: Rita Freire Silva


ESCOLA: EB2/3


Imagino cá eu

O tão bonito que era

O mundo quadrado

E não uma esfera


A relva no céu

E as estrelas no chão

Nós apoiados nas mãos

Era só trambolhão


A minha mãe a pedir doces

E eu a dizer NÃO!

Ela é que estudava

E eu via televisão.


Acordávamos de noite

E adormecíamos de dia

Ora digam lá

Se não era uma regalia!





TEMA: OUTROS - 2º LUGAR 


TÍTULO: “O futebol e eu”

NOME: Maria Coelho Andrade


ESCOLA: EB1 Carquejido

PROFESSORA: Carla Figueiredo



Sou uma menina

E chamo-me Maria

Que queria ser futebolista.

Mas a minha mãe queria que eu fosso violinista.

A minha tristeza crescia

E a minha mães percebia

Até que um dia

Para minha alegria

O futebol entrou na minha vida.

E aí a minha mãe entendeu

Que a minha felicidade cresceu

Quando no 1º jogo

A minha mãe com muita alegria tinha

Um cartaz que dizia:

“Maria estou aqui”


(Hoje jogo futebol e sou defesa-direita)


TEMA: OUTROS - 3º LUGAR EX AEQUO


TÍTULO: “É Carnaval”

NOME: Ana Coelho Coutinho

PROFESSORA: Idília




Um dia saí à rua

Vi um sapo, uma princesa

E um urso que fugiu.

Continuei o passeio

E não queria acreditar

Um Peter Pan a correr

Para um pirata apanhar.

Eram índios e bruxinhas

Palhaços e joaninhas.



 

TEMA: OUTROS - 3º LUGAR EX AEQUO


TÍTULO: “As palavras”

NOME: Carolina da Silva Gomes Pereira


ESCOLA: EB1 Carquejido

PROFESSORA: Carla Figueiredo


As palavras de que eu gosto

Aquecem o meu coração

E saltaram para este poema

Vindas da minha imaginação.


Eu sinto o amor

No meu coração

Quando penso na família

E no meu irmão.


Longe do amor

Estão o ódio e a guerra


Que mancha de horror

O Planeta Terra.


Com a Beatriz

conheci a amizade

Ela faz-me feliz

Pois, é uma amiga de verdade.



Não gosto de maldade

E que me estejam a mentir

Tenho oito anos de idade

E detesto discutir.


Agora vou terminar

Com carinho e ternura

Sinto a Primavera a chegar

Com andorinhas, flores e doçuras.




POEMAS JOVENS


TEMA: AMBIENTE – 1º LUGAR


TÍTULO: “O homem Loiro”

NOME: Gonçalo Oliveira Silva Moreira

ESCOLA: ES João Silva Correia

PROFESSORA: Ana Maria Rosário Guimarães



O homem Loiro

Que tudo quer destruir

 Que quer nos dar cabo do couro

Não sabemos o que está para vir


As minas de carvão quer abrir

Violar o acordo de Paris

Pois ele está a tentar encobrir

Visto que ele fez o que quis.


Os depósitos de Petróleo que a EU quer fechar

 Ele está-se a aproveitar,

Os árabes ricos

A pedir ajuda aos bem ditos

Americanos.





TEMA: AMOR – 1º LUGAR


TÍTULO: “Vais doer-me, meu amor”

NOME: Sara Beatriz Monteiro




Vais doer-me, meu amor,

Quando o peso do silêncio carregar a tua ausência

Quando os meus braços te largarem para os sonhos

E a minha pele não te cobrir as angústias.

Quando nos versos das tuas canções não estiver a minha boca

E mesmo assim não precisares de pulmões para cantar.


Vais doer-me, meu amor,

Quando, sem dar conta, te subtraíres de mim,

me empurrares para a morte

E estas palavras rasgarem a lápide da nossa inexistência:


Faltava uma conjunção que lhes unisse as orações

E não havia sinais que os pontuassem.

Aproximavam-se e faziam parágrafo.

Sempre longe.

Um precipício entre uma estrofe

E a outra.


Vais doer-me, meu amor,

E ainda nem te tenho.



TEMA: AMOR – 2º LUGAR 


TÍTULO: “Verdadeiro amor”

NOME: Daniela Filipa Araújo Barbosa

ESCOLA. ES João da Silva Correia

PROFESSORA: Cristina Vieira


Uma vez existiu

um amor à primeira vista

Entre uma bailarina e um artista


Com os corações unidos

Através desse forte sentimento

Continuaram destemidos até ao casamento


Muitos anos se passaram

E eles não mudaram


Mas ele pergunta


Mesmo velho e enrugado

Queres continuar ao meu lado?


Ela responde


Quer na saúde ou na doença

O nosso amor compensa


Estou contigo por inteiro

Porque o nosso amor é verdadeiro. 
TEMA: OUTROS – 1º LUGAR 

TÍTULO: “Não sei”

NOME: Inês Anacleto




não sei o que acontece aos poemas

                                                            de dentro

                       quando não lhes dou a mão

                                          e lhes mostro o que é

                                                              ser e estar

                                                                                                  fora


não sei para onde vão

                       por onde se perdem

                 talvez eu mesma tenha

                                                      recantos

                                            portas secretas,

                                        raramente abertas,

                           portais para outros mundos

                                      que recolham

                                              acolham

                                                       esses meus poemas


talvez eu mesma seja uma biblioteca

                                     ou a tenha


para além do grande arquivo

                           de conhecimento e

                                  interesses,


sim, talvez haja essa grande biblioteca,

                     tão idílica,

                            tão simples,

                           tão genuína,

                 onde há estantes –

                                                           - talvez não as haja

                                                                        porque os poemas

                                                                                    são,

                                                                                            naturalmente,

                                                                                        sonhadores,

                                                                                           voadores,

                                                                                            aviadores

                                                                                       agarram-se a partículas

                                                                                                                     de pó

                                                                                               e lá

                                                                             v    ã   o

                                           numa aventura cósmica, dourando-se pelo caminho


sim, talvez, eu própria,

                                             seja essa biblioteca

                       esse segredo de poesia

                                                            poeirenta

                                                                                 cósmica

                                                                                              e dourada,

esse segredo de doçura e

                                                                 simplicidade e

                                                                                                         amor


talvez, o que eu sou,

                              a minha pura essência,

                                               resida nessa porta

                                                                            secreta,

                                                             raramente aberta,

                                                  que esconde em si

                                                    todos os sorrisos

                                                                   e suspiros

                                                                                      da minha alma










TEMA: OUTROS – 2º LUGAR

TÍTULO:

NOME: Beatriz Reis Valente

ESCOLA: ES João da Silva Correia



Não saibas: imagina…

As palavras acabadas de nascer

Sem voz ainda, imperfeitas,

Mas ingénuas e puras.

Parecem ter vida própria e independente.


No entanto, que seria de nós sem elas?

As palavras são a nossa essência,

Crescemos com elas,

Vivemos com elas

Com elas envelhecemos.


Caminhamos lado a lado


Com palavras

choramos

rimos

gritamos,

confessamos

íntimos segredos

combatemos

a solidão


As palavras sustentam as nossas vidas

Nós somos palavras.

POEMAS ADULTOS


TEMA: AMBIENTE - 1º LUGAR


TÍTULO: “Água”

NOME: Grupo “A bem dizer”



Desprende-se, volátil, o odor da chuva

Na terra ferida, dilacerada…

Revolve-se, subtilmente, os grãos de areia

Na terra, húmida, entorpecida.

E eis que surge, fugaz

Renovada… da semente germinada, o frágil ser!






TEMA: AMBIENTE - 2º LUGAR


TÍTULO: “Animais”

NOME: Isabel Silva


ESCOLA: EB1 Fundo de Vila



As formigas em carreira

Mostram elo social

Trabalham árduo, os insetos

Junto ao muro do quintal.


No crepúsculo da noite longa

Pia o mocho até ao dia

E os companheiros dormem soltos

Em oposta sintonia


Deslizam leves e serenos

Os patitos lá no rio

Na primavera e no verão

E às vezes, até no frio.





TEMA: AMOR - 1º LUGAR


TÍTULO: “Escrevo aos teus olhos”

NOME: Ana Filipa Ferreira Pinho




Não consigo escrever

Para além dos teus olhos.

Peço-te, pois,

Que declines todos os verbos

Na minha língua.

Não sei mais

Que duas ou três palavras

Arrastadas

Fora da nossa semântica.






TEMA: AMOR - 2º LUGAR EX AEQUO


TÍTULO: “Feeling”

NOME: Dina Silvério



 

Sinto no corpo

uma maré de abril

Sinto no peito

Um soluço de saudade

Sinto nas tuas mãos

A força de tanto te querer

Sinto nos olhos

O orvalho do amanhecer.





TEMA: AMOR - 2º LUGAR EX AEQUO


TÍTULO: “Não me digas”

NOME: Catarina Silva




Não me digas o que é amar

O que sabes tu, afinal?

Não me digas o que é padecer


Estive no abismo, enquanto sorrias,

Não me digas o que é a Morte

Já caminhei sobre o precipício do risco.

Não me digas o que são obstáculos.

Já dei voltas e voltas, e fiz-lhes um poema.

Não me digas “para sempre”

Pois só conheço o agora.

Pois só conheço o instante.

Pois só conheço a perseverança.

E,

O,

Prevalecer.

Até que, por fim, quando já nem asas tiver,

A ti, amor,

A ti, maldição,

Me restar o Adeus.




TEMA: AMOR - 3º LUGAR EX AEQUO


NOME: Grupo “A bem dizer”



 

As flores que pendem do teu olhar

Desabrocharam em mim quando nasceste…


As raízes que sustentam o teu querer

São o meu respirar em cada dia…


As asas que abrigam o teu corpo

São desenho de cada um dos meus abraços…


O sol que emana do teu sorriso

É a felicidade em que me refugio

E, quando um rio se enche das tuas lágrimas,

Afogam-se em mim todas as alegrias…


Meu filho, água e sol dos meus dias.




TEMA: AMOR - 3º LUGAR EX AEQUO




TÍTULO: “Já não coro”

NOME: Ana Paula Oliveira





Digo amor e já não coro.

Corava quando me corrias atrás.

Agora, envelheço-me.

Olho-me (malfadado espelho!!!) Assusto-me.

Mas já não coro.

As manhãs despreocupadas desapareceram.

Primavera partida. Inverno chegado.

E faz frio.

Transportámos tantos sonhos. Esfumaram-se…

Impossível manter-te ao meu lado, agora já não coro.

Outros caminhos levaram-te.

Eu fiquei. Aqui. Sem cor.





TEMA: OUTROS – 1º LUGAR


TÍTULO: “Um tempo”

NOME: Mónica Margaride




Onde o musgo cresce

À porta de minha casa

E a chuva bete

Quase melodiosamente

Em dias ternos de luz

Quando as árvores

Ululam as canções do vento

E o seguem como nuvens

Em lençóis molhados


De limo e poesia

Fui traineira assolada

Nenúfar e maresia

Constelação e paixão.









TEMA: OUTROS – 2º LUGAR


TÍTULO: “Saudade”

NOME: Joaquim Magalhães dos Santos




Saudade! Gosto amargo de infelizes,

Delicioso pungir de acerbo espinho,

Que me estás repassando o íntimo peito…

(invocação do poema “Camões” – Almeida Garrett)


Que não havia saudade…

Pensava eu… (que pateta!)

Que o “delicioso pungir”

Era treta de poeta…


Afinal o “acerbo espinho”

De que Garrett falava

Existe… E ai! Como ele dói!

Quando na alma se crava!


Ai! A saudade que eu sinto

De estar bem ao pé de vós!

De me dar tão bem convosco,

De saber que ainda havia um “nós”.


Do convívio, das piadas,

Do espírito de entreajuda…

De tanta coisa importante…

De tanta coisa miúda…


E vem-me este pensamento,

Pior ainda: esta incerteza:

Será que a vós também dói

Esta dor que em mim “stá” presa?


Tendes saudades de mim?

Lembrai-vos de mim, por vezes?

Raramente? Quase nunca?

Ou passam-se muitos meses?


Esta dúvida magoa,

Não me deixa descansar…

Por favor, dizei-me breve:

Quando é o próximo jantar?


Com toda a ternura peço,

Com voz doce como o mel:

Organizai! Convidai-me!

Algum de vós me repel?


Prometo ser só sorrisos!

Prometo ser só bondade!

Se também me prometerdes

Que me matais a saudade…



TEMA: OUTROS – 3º LUGAR


TÍTULO: “Sou”

NOME: Lizete Gomes




Poeta e louco

Sou de tudo um pouco!

Sou terra, sou mar

Bonança, tormenta,

Brisa a refrescar

Colo que acalenta!

Sou flor a abrir

E fruto maduro

Criança a sorrir

Velho sem futuro!

Sou água e sou fogo

Lágrima…e logo

Sorriso ardente!

Sou ave que voa livre e feliz.

Árvore frondosa presa pela raíz

Mas, neste momento

Sou… a folha seca

Levada pelo vento!

Sem comentários:

Enviar um comentário