quinta-feira, 6 de setembro de 2018

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE PINTURA "SAPATINHO TONS DE CÁ E DE LÁ" DE CARLOS RESENDE |7 SETEMBRO | 18H00






A maioria das obras que irão ser expostas na Biblioteca Municipal de S.João da Madeira, são o resultado das vivências, empirias de Carlos Resende com o meio envolvente sobretudo nas deslocações-estadias entre Coimbra-Aveiro-Barra-S.João da Madeira-Furadouro-Torreira-S.Jacinto e Luanda.
Nas Aguarelas de cariz tendencialmente abstratizante, poderemos encontrar sínteses de reflexos nos espelhos das águas do Mondego, do Sapal da Ria de Aveiro, do Oceano Atlântico, da Baia de Luanda.
O “Sapatinho” surge como modelo, como objeto feminino, pleno de erotismo e de sensualidade. É retratado como ícone, como peça de design, que apesar de poder ser reproduzida em série, poderá ser também na sua origem, uma obra de arte.
O Sapatinho, é a cumplicidade do artista, com o modelo, que neste caso, para além do objeto em si, é mais da mulher anónima que o usa (como é ilustrado no poema homónimo de Fred Kempo).
Alguns objetos (Duchampianos-ready-made) foram encontrados em passeios  nas areias desertas das praias invernosas de Cortegaça, Maceda, Torreira...
Carlos Resende, vai alternando os registos pictóricos em diversos suportes e técnicas com a escrita ilustrada. São necessidades interiores que estabelecem uma ponte com o mundo exterior, operando sinteses, registos  que esperam resplandecer no domínio do transcendental, do sublime.
Os tons de Cá e de Lá, são registos cromáticos, literalmente efetuados no interstício das deambulações daqueles lugares, mas que,em surdina, exprimem também musicalidade salgada, erotismo e doçura...


Carlos Alberto Alves Teixeira de Resende, nasceu a 11 de Maio de 1961, em Coimbra, Portugal.
Como artista plástico, expõe regularmente desde 1983, tendo uma média de 25 exposições individuais e cerca de 40 coletivas.
Foi professor de Educação Visual entre 1984 e 2016.
Estudou na A.R.C.A.-E.U.A.C. Licenciando-se em Pintura.
É formador de professores certificado pelo Conselho Ciêntifico da Universidade do Minho, na área das artes plásticas, desde 1997.
Atualmente encontra-se a frequentar Unidades Curriculares do Mestrado em Arte e Património, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Existem obras suas em coleções privadas e em instituições públicas em Portugal, como em Lisboa, Município de Aveiro (local da primeira exposição individual em Julho de 1985); Município de Cantanhede; Município de V.N. De Poiares; Município de Condeixa; Museu Álvaro Viana de Lemos na Lousã; Casino da Figueira da Foz; diversos locais públicos da cidade de Coimbra.
Obras suas também em coleções privadas em países como Bélgica, Alemanha, Itália e Espanha.
Recentemente, destaca-se a Exposição “Entre Coimbra e Luanda”-Julho de 2016- que decorreu no Instituto Camões-Centro Cultural Português- Embaixada de Portugal em Luanda, Angola. Já em Janeiro e Fevereiro de 2018, esteve patente ao público a exposição “PINTURA AINDA PINTURA”-Água- no Museu do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra (Exposição integrada no Ano Europeu do Património).

Sem comentários:

Enviar um comentário