segunda-feira, 22 de outubro de 2018

ESPETÁCULO "EÇA AGORA!"


No âmbito do Mês Internacional da Bibliotecas Escolares estão a decorrer nos dias 22 e 23 de outubro, nos Paços de Cultura, cinco sessões (10h30; 14h00; 16h00),  da peça de teatro "Eça Agora", com a duração de 45 minutos, destinada aos alunos do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos) de todas as escolas do concelho de S. João da Madeira.

Eça Agora! é um projeto que surge da parceria das companhias Três Irmãos e As Contadeiras com o objetivo de levar obras menos conhecidas de Eça de Queiroz a toda a comunidade Lusófona, através da contação de histórias.
Pretende-se fazer uma viagem ao tempo de Eça e aos tempos dos seus contos. Recuamos para encontrar nas suas evocações dicotomias universais: Vida e Morte, Amor e Ódio, Cobiça e Generosidade. E assim, nestes contos, reencontramo-nos com o presente na intemporalidade da sua escrita, descobrimos Eça Agora!
ESPETÁCULO
Três contadores de histórias  levam aos públicos dois contos de Eça de Queiroz: A Aia O Tesouro. Contando à vez e em duas partes distintas, usam caixas com pop-ups para ilustrar partes das histórias e por vezes com a participação do público em momentos parcialmente improvisados.
O espetáculo começa com uma breve introdução de Eça, a partir de factos biográficos curiosos e segue com os contos. O vocabulário queirosiano mantém-se e a partir dele se descobre o seu universo.

DESCRIÇÃO CONCEPTUAL DA CENOGRAFIA
A cenografia é móvel e minimalista. São malas de viagem em madeira que transportam partes dos contos feitas imagem. São pop-ups que se revelam ao abrir as malas, tridimensionais, profundos e detalhados, que se vêm de longe e de perto. São lugares e coisas desses contos que se transformam ao longo da contação. 
Uns revelam-se de imediato, outros aos poucos, parte por parte à mercê do ritmo do conto. No final, a viagem que se faz por eles é encerrada. Fecham-se as malas e despedimo-nos de Eça para nos encontrarmos no próximo destino.
Aqui está o link do vídeo promocional do espetáculo:


Sem comentários:

Enviar um comentário