domingo, 10 de fevereiro de 2019

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "FORTE DE PENICHE - MEMÓRIA, RESISTÊNCIA E LUTA" DA URAP



No passado sábado, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal, decorreu a apresentação da 4ª edição do livro "Forte de Peniche - Memória, Resistência e Luta" pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), com a presença Maria José Ribeiro, Secretária da Assembleia Geral desta Organização, ex-presidiária e Daniel Oliveira, neto de um ex---presidiário, com ligações a S. João da Madeira.

Foram dois testemunhos impressionantes que nos ajudaram a compreender a violência psicológica e física da que foram vítimas, mas também as repercussões que provocavam em toda a família por muitos anos.

Trata-se de uma obra que procura divulgar um muito amplo e diversificado conjunto de textos e elementos informativos que, abrangendo outros temas sobre a Fortaleza,  dão natural destaque às difíceis condições vivenciadas pelos presos políticos, às suas lutas e à sua coragem e dignidade sempre reafirmadas.
Inclui ainda uma lista completa dos perto de 2500 presos que cumpriram penas na Cadeia do Forte  de Peniche, enquanto modesta, mas sincera, forma de homenagear estes combatentes pelas liberdade.






Sem comentários:

Enviar um comentário