sexta-feira, 22 de março de 2019

TERTÚLIA DOS POETAS SANJOANENSES


As tertúlias poéticas têm tido um lugar privilegiado na Poesia à Mesa, destacando-se em particular a Tertúlia dos Poetas Sanjoanenses que tem vindo a aumentar, ano após ano, o número de poetas participantes. 
Esta a sessão iniciou com um momento musical de concertina com Patrícia Pereira, tendo depois sido conduzida, de forma magnífica pela Professora Dra. Cristina Marques.
A grande novidade deste ano foi a descoberta acidental de um poeta sanjoanense, António Lima Correia (1898-1968), natural da Quintã, que produziu poesia para crianças e adultos. Publicou poesia também em jornais nos anos 50 e 60 e era primo de João da Silva Correia.
Era grande admirador de Camilo Pessanha, Cesário Verde e muitos outros poetas. Escrevia poesia e levava-a para o café, o que marcou alguns dos seus contemporâneos com quem a partilhava.
Tivemos o privilégio de ter cá a filha, Srª Dª Adelaide e 2 netas e um neto de António Lima Correia  e uma das netas leu dois poemas do avô.
Marcaram presença também João Vasco, bisneto de João da Silva Correia que nos leu dois poemas do seu visavô, dando assim a conhecer a faceta poética do escritor.
 Os filhos e genro de Ataúlfo Simão também leram poemas do poeta popular.
Podemos assegurar que foi uma sessão memorável para a Biblioteca Municipal.
Um Bem haja a todos os presentes.






 





Sraª D. Adelaide Correia (filha de António Lima Correia



Sem comentários:

Enviar um comentário