quarta-feira, 15 de maio de 2019

PRÉMIO LITERÁRIO JOÃO DA SILVA CORREIA



S. João da Madeira
Prémio literário João da Silva Correia será entregue no aniversário da Emancipação Municipal em outubro

Ex-Ministro da Cultura Luís Filipe Castro Mendes passa a integrar o júri que está a avaliar as 42 obras de poesia a concurso.
O prémio da mais recente edição do concurso literário João da Silva Correia será entregue em outubro deste ano, no âmbito das comemorações da Emancipação Concelhia de S. João da Madeira, sendo que o anúncio do vencedor será feito no mês de julho, no site da Câmara Municipal (www.cm-sjm.pt) e no blogue da Biblioteca Municipal (http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/), podendo os concorrentes levantar os originais já a partir desse momento.
As 43 obras de poesia que foram recebidas neste âmbito estão a ser avaliadas pelo júri, do qual passou a fazer parte o ex-ministro da Cultura, escritor, poeta e ficcionista Luís Filipe Castro Mendes, em substituição de Isabel Pires de Lima. Os restantes elementos do júri são o poeta José Fanha e António Baptista Lopes, da editora Âncora, entidade que é parceira do Município de S. João da Madeira na publicação dos livros vencedores deste concurso, instituído em 2006 e que já tinha sido dedicado especificamente à poesia nos anos de 2007, 2011 e 2015.
Por decisão da autarquia, e com o objetivo de projetar e promover uma maior difusão da iniciativa, este concurso passou, nesta edição, a estar aberto também a candidatos sem ligação ao concelho de S. João da Madeira, medida que contribuiu para que o número de obras enviadas tenha quadruplicado em relação a 2015.
Sendo operacionalizado pelos serviços da Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, este prémio, que tem o nome do escritor e jornalista sanjoanense João da Silva Correia (1896-1973), autor do romance "Unhas Negras", traduz-se na garantia da publicação da obra selecionada, mediante a comparticipação financeira, pela Câmara Municipal, nos custos da respetiva edição, até ao limite de 2.000 euros.

S. João da Madeira, 15 de maio de 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário