segunda-feira, 3 de junho de 2019

EXPOSIÇÃO “DE PASSAGEM POR… JORGE LUÍS BORGES” (1899-1986)


Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo foi um escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino. Considerado um dos autores mais importantes do século, com uma obra que tem vindo a conquistar cada vez mais admiradores, o seu nome aparece sempre na lista dos grandes escritores que nunca receberam o Nobel. 
 
Este neto de marinheiros portugueses que dormia com Camões à cabeceira, nasceu de uma família culta e cresceu “num jardim, por trás de uma grade com lanças, e numa biblioteca de ilimitados livros ingleses”. Aos seis anos já queria ser escritor e redigiu um manual de mitologia clássica e um conto a imitar Cervantes. Para ele “a leitura é uma forma de felicidade”. 

Uma doença familiar, a perda progressiva da visão, tornou-se cruel destino na vida deste homem, que amava a leitura mais que tudo. Chegou-lhe a cegueira total aos 55 anos. Depois de um casamento fugaz e não consumado com a amiga de infância Elsa Astette Milan, volta para casa da mãe, Leonor Acevedo, nome de origem portuguesa, a sua paixão de sempre, com quem partilhava o amor a Dickens e Eça de Queirós. 

Com esta exposição bibliográfica, patente na receção da biblioteca, entre 03 e 30 de junho, pretende-se divulgar a obra deste argentino que também amava a literatura portuguesa e conheceu a nossa cultura através de sua mãe.
















Sem comentários:

Enviar um comentário