segunda-feira, 23 de setembro de 2019

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “ O RAPAZ QUE QUERIA APRENDER A OLHAR” DE VÍTOR PINTO BASTO

Na passada 6ª feira, pelas 21h30, decorreu a sessão de apresentação do livro "O rapaz que queria aprender a olhar" de Vítor Pinto Basto, com a apresentação a cargo do Dr. Rui Gomes, professor e historiador de S. João da Madeira.

Marcaram presença a Srª. Vereadora da Educação, Dra. Irene Guimarães, familiares, amigos, admiradores do autor, que já apresentou outros livros neste espaço.
Trata-se de uma obra que pretende despertar consciências para a importância da Liberdade e da Democracia e passar essa mensagem às novas gerações.  

Com humor e descrevendo factos históricos claros e objetivos, “O rapaz que queria aprender a olhar” faz um retrato contundente da ditadura salazarista. Não é nesse o mundo que esse rapaz quer viver, mundo de medo, com censura e guerra, reprimido e pobre. Além de ser um hino à Liberdade e uma homenagem aos milhares de presos pelo regime de Salazar apenas por exigirem a sua demissão ou por quererem fugir à miséria, este “olhar” de um adolescente leva-nos para um dos períodos mais polémicos da nossa história contemporânea. É o olhar de um jovem que questionava o que ia vendo, com o seu tio Aires preso político, e que tanto ambicionava por um país com as cores da democracia. Um olhar que faz pensar.

Vítor Pinto Basto, natural do Porto, casado com uma sanjoanense é licenciado em Filosofia. Iniciou a carreira de jornalista em 1983, de que desligou em abril de 2018, quando era editor de Justiça no Jornal de Notícias, onde foi editor de outras secções. Trabalhou em vários jornais, entre os quais “A Capital”, “Europeu” e “O Jornal”.
 Autor de três livros: “O Segredo de Ana Caio (contos), “Gente que dói - o conflito basco por quem o vive” (reportagem), e “ Morto com defeito” (romance). Autor de textos em revistas nacionais e estrangeiras.

O livro já se encontra disponível para leitura na Biblioteca Municipal. 

 
 
 
  

 

Sem comentários:

Enviar um comentário