segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "DICOTOMIA DO SER OU DIÁRIO DE UM PALHAÇO" DE NANNI PINTO


Na passada sexta-feira, pelas 21h30, teve lugar a apresentação do livro "Dicotomia do ser ou diário de um palhaço" de Nanni Pinto.


A apresentação esteve a cargo Professor Emílio Ferreira, Licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa do Porto. Houve também uma uma Performance Art com o Duo de clarinetes composto por Ângela Barradas e Rodrigo Tavares e no final foi apresentado um filme do 7º Capítulo do livro, interpretado Teatro PALABAR, de Braga.

O Professor Emílio Ferreira, não poupou elogios à autora e à obra agora publicada. Comparou a sua  postura na vida ao percurso histórico de S. João da Madeira, berço de Nanni, que se tem distinguido através do amor ao trabalho, da afirmação do seu sentido autónomo, único e indivisível, empreendedor, numa constante luta interior por uma maior qualidade de vida, em estado de grande sabedoria, adquirida através da maturidade e expressa através da arte, "forma de expressão pelo sentido do Ser por excelência”.

Emílio Ferreira compara-a com “os grandes místicos antepassados, que trata como ninguém, o sofrimento por tu, fala com ele, vive, indissoluvelmente, com ele, carrega-o e revela-o ao mundo com delicadeza, anuindo, sem receios, os atributos da transcendência da vida-mistério, sem fechar as portas gnósticas à religiosidade”. 

“Num mundo corcovado pela voracidade do tempo submisso ao consumismo desenfreado e ao desumanizante pan(capitalismo) universal, não é fácil desbravar refúgios onde o Ser se possa encontrar para ensaiar o pensamento reflexivo e libertador.

 A ousada chave da "Dicotomia do Ser" de Nanni Pinto assume, naturalmente e desde logo, essa distinção, reencontrando a complexidade inesgotável da ontologia do Homem enquanto sujeito de obra inteligível face à desafiante alteridade.

A primeira parte da obra é efetivamente uma reflexão sobre o eu, a dúvida existencial, na segunda parte Nanni assume um heterónimo de nome "Carlito" e conta a história de um palhaço triste, reflexivo, que tal como a autora vive numa procura voraz pelo sentido da existência.
Toda a obra é ilustrada com as magníficas aguarelas que se encontram em exposição na Biblioteca desde o passado dia 8 de novembro. 

 


 




 
 








Sem comentários:

Enviar um comentário