terça-feira, 15 de setembro de 2020

"MADRE PAULA" DE DE PATRÍCIA MÜLLER

 


A propósito da série da RTP e agora também disponível na HBO Portugal, baseada no romance histórico "Madre Paula", de Patrícia Müller, no qual é relatada a vida de uma mulher de Deus que se torna amante do rei, um amor proibido entre D. João V e a freira do mosteiro de Odivelas.

Lisboa, início do século XVIII da Graça de El Rei D. João V. Paula, a filha pobre de um ourives, deixa a azáfama das ruas de Lisboa para ingressar no Mosteiro de São Dinis, em Odivelas. Não é Deus quem a chama, mas sim a necessidade de um pai que já não a pode sustentar. Quis o destino, porém, que aquela rapariga de pé descalço se viesse a tornar na mais conhecida freira da nossa história. E numa das mulheres mais poderosas de um reino que vivia no extravagante esplendor pago com os escravos de África, com o ouro do Brasil…

Madre Paula é a história desse amor proibido, entre o Rei-Sol português, D. João V, e a famigerada freira de Odivelas. Um amor intenso, maior que tudo, que levou o rei a ignorar o bom senso e a tomar a freira como amante, confidente e conselheira.
D. João V sempre teve uma predileção por mulheres bonitas, mas Paula foi o seu grande amor. Permaneceram juntos, secretamente, mais de uma década, e chegaram a ter um filho. A história entre um dos homens mais poderosos do mundo e a plebeia que a Deus traiu inscreve-se na categoria de mito, mas é bem real, nas páginas do romance de estreia de Patrícia Müller. Juntos enfrentaram intrigas palacianas, a ameaça do castigo divino, o ciúme e os jogos de poder. E a quase tudo resistiram - pois durante uma década, para D. João V, Madre Paula foi a sua única e verdadeira rainha.

O livro ou o filme? Porque não os dois?

Parta à aventura desta história apaixonante que nos transporta às realidades do século 18.

Esta obra está à sua espera para leitura na Biblioteca Municipal.

Boas leituras!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário