quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA "DE PASSAGEM POR... EDUARDO LOURENÇO (1923-2020)"

Esta é a homenagem da Biblioteca Municipal a Eduardo Lourenço, nascido 23 de maio de 1923, em Almeida, na Beira Alta e que morreu na passada terça-feira em Lisboa, aos 97 anos. 

Partiu um dos pensadores mais marcantes da cultura portuguesa das últimas décadas, que era conselheiro de Estado, professor, filósofo, escritor, crítico literário, ensaísta, interventor cívico e foi várias vezes galardoado e distinguido. 

Conforme consta na página que lhe foi dedicada, do Centro Nacional de Cultura, Eduardo Lourenço deixa uma marca de "grande originalidade" do seu pensamento e a imagem do ensaísta que permitia "a única reflexão inteligente sobre a política nacional", como o definiu o poeta Herberto Helder, numa carta de 1978.

Era um apaixonado pela literatura, referia-se aos livros como "filhos" e dizia que "estar-se sem livros é já ter morrido". Mas foi sobretudo sobre a poesia, mais do que a prosa, que incidiram os seus ensaios, de Luís de Camões a Miguel Torga, passando por Fernando Pessoa.

Homem de esquerda, mas com uma visão crítica dessa corrente, o ensaísta nunca se deixou enfeudar em qualquer escola de pensamento.

Já se encontra disponível na receção da Biblioteca toda a bibliografia existente de Eduardo Lourenço para sua fruição. 

Boas leituras!










Sem comentários:

Enviar um comentário