A 3ª edição das Jornadas das Bibliotecas Escolares de Entre o Douro e Vouga decorreram nos dias 24 e 25 de junho, em S. João da Madeira.
Na abertura das Jornadas, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, destacou as ações de promoção da leitura em curso no concelho, seguindo-se uma apresentação das Jornadas pela Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares (CIBE), Isabel Pardal.
A primeira mesa do dia centrou-se na temática do jornalismo cultural ou literário, das dificuldades do jornalismo atual e das ações que podem ser levadas a cabo com os jovens nas bibliotecas escolares, com Isabel Nery e Sérgio Almeida, ambos jornalistas.
Na segunda mesa refletiu-se acerca da Inteligência Artificial e da apropriação da mesma em contexto educativo, com Dalila Durães e João Couvaneiro, ambos investigadores e professores.
De tarde, a ilustração e a sua relação com a narrativa escrita abriram os trabalhos, com os ilustradores Tiago M. e Renata Bueno, seguida duma reflexão em torno do processo criativo da escrita e da relação com os leitores, com Nuno Matos Valente, escritor e editor, e Mafalda Mota, escritora e ilustradora.
As moderações estiveram a cargo de Isabel Pardal, CIBE, Sara Garizo, Mónica Amado e Cristina Filipe, professoras bibliotecárias dos Agrupamentos de Escolas de Paços de Brandão, Fernando Pessoa e Búzio.
Ana Rita Janeiro e Rita Basílio fecharam a tarde com uma sessão de contos, que deliciou a plateia, e uma conferência sobre leitura em que foram partilhadas inquietudes e reflexões em torno da leitura.
Os trabalhos do primeiro dia encerraram com o sarau em que as profissionais da rede de bibliotecas escolares dos agrupamentos de S. João da Madeira partilharam projetos de promoção da escrita e da leitura que integram o plano de atividades concelhio.
O segundo dia foi dedicado à realização de oficinas: Filosofia para Crianças com Joana Rita Sousa, Bibliodiversidade com Ana Sofia Nunes, Ilustração com Alain Corbel e de Escrita com Rita Sineiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário