terça-feira, 29 de julho de 2025

25 SETEMBRO | CLUBE DE LEITURA

O Clube de Leitura tem encontro marcado no dia 25 de setembro, pelas 21h00, para a abordagem da obra “Inquieta”, de Susana Amaro Velho, numa sessão informal que promove o gosto pela leitura partilhada e pelo debate de ideias.
Sinopse
Poderá um amor de juventude inquietar uma vida inteira?
Julieta parece ter a vida perfeita. Aos trinta e sete anos tem um marido adorável que cozinha os melhores bolos. O emprego com que sempre sonhou e que a preenche. Uma casa cheia de luz e livros, onde a mesa está enfeitada com camélias. Então, por que motivo está agora sobre o varandim escorregadio de uma ponte, descalça e suja de sangue, prestes a saltar?
Afinal, tem tudo o que parece é. Quando um amor antigo regressa do passado, traumas são ressuscitados e uma proposta impensável desperta em Julieta um fantasma adormecido. Mas que proposta é essa que vem tornar a verdade perturbadora? E o que é a verdade quando a própria realidade a confunde?
Inquieta é um relato cru e intenso dos anseios e traumas de uma mulher. É a história de alguém incapaz de fugir do abismo da própria memória e de se sentir livre.
Susana Amaro Velho nasceu em Mafra em março de 1986. Estudou jornalismo, trabalhou como freelancer durante alguns anos e mais tarde concluiu a licenciatura em solicitadoria, onde viria a trabalhar na área da recuperação de crédito. Inventa histórias desde que se lembra, anda sempre com um caderninho e uma caneta, a leitura e a escrita são as suas grandes paixões. Editou o primeiro romance em 2017, As últimas linhas destas mãos. Em 2022, foi a primeira autora portuguesa a publicar pela chancela exclusiva de vozes femininas Aurora, com Inquieta, onde viria também a reeditar Bairro das Cruzes. Em coautoria, participou ainda no projeto O Sono Delas.
É viciada em salame de chocolate, não passa sem café e odeia azeitonas. Vive na paz da aldeia com o marido e os três filhos pequenos, fonte inesgotável de histórias felizes e muitas dores de cabeça. Descansos é o seu quarto romance.



13 SETEMBRO | SÁBADOS EM FAMÍLIA | O PONTO

"Uma folha em branco, um ponto e... muita imaginação! Através desta história vamos descobrir que todos temos algo de artista dentro de nós. Uma história incrível sobre criatividade, autoestima e o poder de um pequeno gesto.

Inspiradas por artistas como Yayoi Kusama e por padrões tribais, as famílias serão desafiadas a criar composições feitas apenas com pontos. Vale tudo para pintar, experimentar e, acima de tudo, divertir-se em família!

Pela Contadora de Histórias Alexandra João Costa.
A partir do livro de Peter H. Reynolds

Público: crianças dos 3 aos 10 anos de idade, acompanhadas por um adulto.
Inscrições: bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt



10 SETEMBRO | CLUBE DE LEITURA JUVENIL

O Clube de Leitura Juvenil reúne mensalmente com o objetivo ajudar os participantes a aprofundar os seus gostos literários, a melhorar as suas competências, a expressar opiniões e a desenvolver o pensamento crítico.

Em setembro, será abordada a obra “O sonhador”, Ian McEwan
Dinamizado pela professora bibliotecária Ana Paula Oliveira.
Público: jovens entre os 12 e os 15 anos.
Mediante inscrição prévia: bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt

Sinopse
Como seria estar dentro do corpo de um gato, apanhar um ladrão em flagrante, desmascarar o rufião da escola ou tornar a família invisível? Peter Fortune é um rapaz de dez anos que pensa nestas coisas e vive algures entre a fantasia e a realidade. Mas os adultos não o compreendem nem imaginam as coisas fantásticas que lhe passam pela cabeça e, por isso, os seus sonhos só lhe trazem problemas. Contando estas histórias admiráveis, Peter abre finalmente as portas do seu mundo secreto e fascinante. E convida-nos a entrar nele… O Sonhador é a primeira obra de Ian McEwan no domínio da literatura juvenil, mas agradará igualmente a jovens e adultos. As histórias extraordinárias que compõem o livro celebram a imaginação humana, e as ilustrações de Anthony Browne, artista várias vezes premiado, permanecerão também na memória dos leitores muito depois de terminada a leitura.



JOÃO DA SILVA CORREIA, O ESCRITOR INQUIETO

"João da Silva Correia, o escritor inquieto", de Sara Dias Oliveira.

À venda na Biblioteca Municipal.

Mais do que preservar, valorizar e divulgar o património literário de S. João da Madeira, esta biografia homenageia a vida e obra de João da Silva Correia, cujo percurso cívico e valor artístico deixaram uma marca indelével na comunidade local e no panorama literário nacional.

Trata-se de um legado que se pretende tornar acessível e inspirador para as gerações presentes e futuras.



segunda-feira, 28 de julho de 2025

BIBLIOLED - TOP 3 DE EMPRÉSTIMOS

Conheça o Top 3 de empréstimos da BiblioLed na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira.

Livros digitais:
1. A Biblioteca da Meia-Noite, de Matt Haig
2. A Hora Azul, de Paula Hawkins
3. Melhor Não Contar, de Tatiana Salem Levy

Audiolivros:
1. O Regresso das Ditaduras?, da Fundação Francisco Manuel dos Santos
2. Obesidade - Uma Questão de Peso?, da Fundação Francisco Manuel dos Santos
3. Ser Espiritual - Da evidência à Ciência, de Luís Portela

Se ainda não tem acesso à BiblioLed, inscreva-se! O serviço é gratuito.





sexta-feira, 25 de julho de 2025

A BIBLIOTECA VAI AO LAR

Na edição de julho da iniciativa "A Biblioteca vai ao Lar", levámos o desafio da arte aos utentes da ACAIS e da Santa Casa da Misericórdia, com o objetivo de estimular a memória e a expressão oral.
A atividade partiu da observação e descrição de detalhes de obras de artistas famosos, tendo sido também proposta a construção de puzzles a partir das mesmas imagens.











segunda-feira, 21 de julho de 2025

31 JULHO | CLUBE DE LEITURA | OS MEUS HOMENS, de VICTORIA LIELLAND

O Clube de Leitura tem encontro marcado no dia 31 de julho, pelas 21h00, para a abordagem da obra “Os meus homens”, de Victoria Kielland, numa sessão informal que promove o gosto pela leitura partilhada e pelo debate de ideias.Victoria Kielland (1985) é uma das vozes mais originais da literatura norueguesa da sua geração.

Os Meus Homens (2021) é o segundo romance da autora, tendo sido galardoado com o Stig Sæterbakken Memorial Award, com o Thorleif Dahl Prize e o The Dobloug Prize.

 

CLUBE DE LEITURA SILENCIOSA

No âmbito do Campo de Férias OK FUN, promovido pela ADS, um grupo de crianças e jovens tem-se deslocado semanalmente à Biblioteca Municipal para participar no "Clube de Leitura Silenciosa".

Esta iniciativa tem como principal objetivo proporcionar uma pausa consciente das tecnologias e do ritmo acelerado do quotidiano. A prática da leitura em silêncio é uma oportunidade para a contemplação, para a redução da ansiedade, permitindo exercitar a imaginação, a concentração e o desenvolvimento de competências fundamentais para o crescimento pessoal e intelectual dos participantes.











terça-feira, 15 de julho de 2025

VAI DE FÉRIAS? LEVE UM LIVRO CONSIGO!

Vai de férias? Leve um livro consigo!

As férias são o tempo ideal para descansar… e para viajar, mesmo sem sair do lugar!

Na companhia dos clássicos, de novos autores ou de livros ilustrados para os mais pequenos, este verão leia por prazer, leia em família, leia ao sol ou à sombra. O importante é ler!

Pode requisitar livros na Biblioteca Municipal, escolher livros digitais na BiblioLed ou aceder a jornais e revistas na PressReader. Tudo de forma gratuita!




HORÁRIO DE VERÃO | BIBLIOTECA MUNICIPAL DR. RENATO ARAÚJO

Horário de Verão

Segunda a sexta-feira, das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h30.

Encerramento aos sábados, entre o dia 12, 19, 26 de julho e 2, 9, 16, 23 e 31 de agosto.


A reabertura ao sábado está agendada para o dia 6 de setembro.

Votos de Boas Férias e Boas Leituras!



BAÚ DE HISTÓRIAS - OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA

No âmbito do Campo de Férias da AEJ, um grupo de crianças e jovens deslocou-se à Biblioteca Municipal para participar na oficina de escrita criativa “Baú de Histórias”.

A atividade teve como objetivo estimular a imaginação, a expressão escrita e o gosto pela leitura, desafiando os participantes a criar pequenas histórias a partir de cartões com pistas inspiradoras.
Esta parceria reforça a ligação entre a Biblioteca e a comunidade, promovendo o desenvolvimento de competências literárias num ambiente lúdico e acolhedor.










quinta-feira, 10 de julho de 2025

CLUBE DE LEITURA JUVENIL

O Clube de Leitura Juvenil reuniu ontem para debater a obra “A invenção de Hugo Cabret”, Brian Selznick.
Dinamizadas pela professora bibliotecária Ana Paula Oliveira, as sessões procuram ajudar os participantes a aprofundar os seus gostos literários, a melhorar as suas competências, a expressar opiniões e a desenvolver o pensamento crítico.

O Clube está aberto a participantes entre os 12 e 15 anos de idade.
Inscreve-te: bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt







6 JULHO | FEIRA DO LIVRO

A Feira do Livro encerrou com uma formidável mesa de conversa com Fernando Alves, conduzida por Cristina Marques, que evidenciou o entusiasmo pela rádio e o exímio contador de histórias que é o autor de "Sinais".

A mesa anterior reuniu Rita Redshoes, Álvaro Filho e Gabriela Relvas, com moderação de Teresa Carvalho. Um encontro inspirador, que cruzou arte, literatura e pensamento.

Outro momento marcante foi "Anónimos de Abril", com Rogério Charraz e José Fialho Gouveia, que arrepiaram a plateia ao dar voz a histórias reais de perseguidos pela PIDE.

Na Biblioteca, Jorge Amorim dinamizou uma oficina de escrita na qual se refletiu sobre o recurso à inteligência artificial.

Já a oficina de cadernos de Manuela Coelho, em ambiente familiar, ofereceu um espaço afetivo para criar um suporte onde guardar as memórias especiais deste verão.













quarta-feira, 9 de julho de 2025

6 JULHO | FEIRA DO LIVRO

O domingo na Feira do Livro foi dedicado às famílias, com atividades pensadas para os mais novos. Sofia Vieira, da livraria Aqui há Gato, e a contadora de histórias Gusta Santos proporcionaram momentos divertidos e cheios de imaginação para as crianças.

A programação incluiu ainda uma conversa sobre literatura infantil com as autoras Susana Romana e Ana Luísa Pais, e a participação do Programa Famílias do Museu da Chapelaria, que trouxe uma oficina dedicada a Luís de Camões.