Mostrar mensagens com a etiqueta Fundação José Saramago. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Fundação José Saramago. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 31 de março de 2009

Atelier "A maior flor do mundo"

Hoje, decorreu na Biblioteca Municipal, o atelier ministrado por Sérgio Letria, da Fundação José Saramago, com a participação activa de cerca de 60 crianças do ATL Gente Miúda/Estudaria e uma turma do Centro de Ensino Integral.

Sérgio Letria sugeriu nove pistas para a escolha das palavras menino, rio, página, afligir, fadas, planeta, colina, gotas e lágrimas que iriam constar da comovente história narrada pelo próprio escritor, José Saramago. Depois de lido o conto foi projectado o filme, realizado por Pablo Etcheverry e musicado por Emilio Aragon.

Com esta actividade, houve uma sensibilização das crianças para a vantagem de ler livros mesmo sem imagens, estimulando assim muito mais a imaginação.

Os participantes podem ainda fazer um desenho e enviar por e-mail para a Fundação, com o objectivo de se fazer uma exposição com trabalhos recebidos.






quinta-feira, 26 de março de 2009

A MAIOR FLOR DO MUNDO - JOSÉ SARAMAGO



Atelier para alunos dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico


Manhã : 10,00-11,00 e 11,00-12,00 h
Tarde: 14,00-15,00 h.

Sala Polivalente
Biblioteca Municipal S. João da Madeira


A Maior Flor do Mundo é um dos dois livros de José Saramago destinados ao público infantil e juvenil.

Na história ficamos a conhecer um menino que sai de casa e encontra uma flor murcha no cimo de uma colina. Será que o menino salva a flor?

Neste livro, José Saramago, com a sua escrita incomparável, transporta-nos para o universo da infância e coloca-nos perante uma questão tão actual como a da ecologia.

A Fundação José Saramago, que tem entre os seus princípios orientadores a defesa do meio-ambiente e a promoção da leitura resolveu então, a partir deste livro, conceber um atelier para alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico onde os alunos brincam com as palavras, ouvem a história e vêem e ouvem o filme de animação realizado por Juan Pablo Etcheverry com música de Emílio Aragon.