quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A BIBLIOTECA VAI AO LAR

É um projecto de leitura para idosos que decorre nos centros de idosos da cidade. Uma vez por mês, uma técnica vai a um lar realizar uma sessão de leitura e conversar com os idosos.
A mais recente decorreu na Casa de Repouso, no passado dia 2 de Fevereiro, pelas 16,30 horas, com a participação de 9 utentes. Entre as várias actividades desenvolvidas destacamos a declamação, pela Dª Dulce, do poema "O lamento de um escravo" de Castro Alves e o "Trocadilho Poético", elaborado pelo Serviço Educativo e que tem como objectivo a construção colectiva de um poema usando versos aleatórios de poetas como Sofia de Melo Breyner Andresen, José Craveirinha e Luís de Camões.

O lamento de um escravo
Castro Alves

Eu sou como a garça triste
Que mora à beira do rio,
As orvalhadas da noite
Me fazem tremer de frio.

Me fazem tremer de frio
Como os juncos da lagoa,
Feliz da araponga errante
Que é livre, que livre voa.

Que é livre, que livre voa
Para as bandas do seu ninho,
E nas braúnas à tarde
Canta longe do caminho.

Canta longe do caminho
Por onde o vaqueiro trilha,
Se quer descansar as asas
Tem a palmeira, a baunilha.

Tem a palmeira, a baunilha,
Tem o brejo, a lavadeira,
Tem as campinas, as flores,
Tem a relva, a trepadeira.

Tem a relva, a trepadeira,
Todos têm os seus amores,
Eu não tenho mãe, nem filhos,
Nem tenho um lar com flores.


Trocadilho Poético

À hora da sesta
Chateado levanto-me. Pressuroso.
Numa noite cega surda presa
Toma-me, ó noite em teus jardins suspensos
No reverso dos anos já não sei
Por isso, finalmente.
Eu fui sempre infeliz, alma atrevida
Será crime, Senhor, a minha audácia
Vagueio o Palácio inteiro
Chego ao fim dos salões
Mas, antes, valeroso Capitão
Fará que todo o Naíre enfim se mova.

D. Luisete, D. Manuela, D. Dulce, Sr. Freitas e D. Filomena


O Sr. Bernardo quis também participar citando a seguinte adivinha: Qual é a terra mais rica de Portugal?

Resposta: O Porto, porque tem um Rio Douro.

Foi uma tarde divertida, na medida em que todos puderam expressar os seus gostos, preferências e, essencialmente, demonstar o gosto pela poesia portuguesa.


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Obrigado e até sempre


A esta hora estão eles a preparar no céu a festa com que hão-de receber-te. Puseram colchas como as da Tininha à janela das nuvens, está o céu cheio de aves do paraíso e acenderam todas as estrelas que há e estão os anjos a ensaiar cânticos para a tua chegada, com muito cuidado e compostura para que lhes não aches desafinação. E numa cadeira feita de flores à direita de Deus Pai te hás-de assentar para a tua primeira refeição no paraíso. E há-de vir Nossa Senhora e te há-de beijar como eu te beijo que sou tua mãe e te dirá, aqui a saudade não mata e o amor não doí.


Os Pássaros de Seda, Rosa Lobato Faria


Obrigado Rosa Lobato Faria.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

AGENDA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL - FEVEREIRO 2010

Agenda Da Biblioteca_Fev10

PRIMEIROS PASSOS de Inês Amorim

No próximo dia 5 de Fevereiro, pelas 18 horas, será a inaugurada a Exposição de Fotografia "PRIMEIROS PASSOS” de Inês Amorim.

Primeiros passos.
Todos os começos são assim, incertos.
Nuns vamos pondo o pé correctamente, noutros vamos tropeçando e caindo.
Mas nunca ficamos no chão. Levantamo-nos uma e outra vez, enganamo-nos, desequilibramo-nos, apoiamo-nos.
E um dia acertarei meus passos.

São estes os meus primeiros passos no mundo fotográfico. O primeiro trabalho, ao qual eu espero que se sigam outros.
O trabalho foi desenvolvido no âmbito da cadeira de Fotografia, levada a cabo na Universidade de Portsmouth, onde tive a oportunidade de estudar através do programa Erasmus. Todas as fotografias resultam de um processo exaustivo de exploração dos mais variados temas e áreas da fotografia. Daí a sua diversidade de estilo e de tema.
As 28 fotografias expostas são uma selecção de todo o trabalho realizado durante um semestre e estão divididas por 10 categorias: abstracto, arquitectura, cândido, documentário, moda, forma humana, interpretação, paisagem, animais e, finalmente, retratos.

“I didn’t decide to be a phtographer; I just happened to fall into it”

Berenice Abbot

Quem é Inês Amorim?

Inês Amorim nasceu em 1988 e vive em Escapães (Feira). Licenciou-se em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro.
Em 2009, durante o seu Programa de Erasmus realizado na Universidade de Portsmouth (Reino Unido), desenvolveu também competências fotográficas.
Participou em vários grupos de teatro, foi fundadora e coordenadora do grupo de teatro da Escola Secundária João da Silva Correia entre 2004 e 2006.
Adaptou a obra “Lua de Joana” e “Gota de mel” para teatro, no âmbito do Projecto Área-Escola.
Obteve o 1º Prémio Nacional Literatura Juvenil Ferreira de Castro, na vertente de poesia.
Participou em exposições colectivas de fotografia no Space Galery no Eldon Building, da Universidade de Portsmouth, Reino Unido.
Expôs individualmente no Mercado Negro, em Aveiro.
Multifacetada, dinâmica e criativa, Inês Amorim, expõe pela primeira vez na Biblioteca.

Acção de Formação "Necessito de um Livro que me Envolva e Eduque"

Foi no passado sábado, que decorreu a Acção de Formação "Necessito de um Livro que me Envolva e Eduque", ministrada por Sylviane Rigolet, inserida no âmbito do Programa de Acções de Promoção da Leitura da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB).
Foi uma Formação muito interessante onde foram abordados entre outros assuntos, vários aspectos a ter em conta na selecção dos livros infantis, nomeadamente, a ilustração, o grafismo, a linguagem e a coerência dos assuntos com a forma como são tratados.

Assim e nas palavras da formadora, "para um livro envolver e educar, tem de fazer apelo aos cinco sentidos".

Aqui fica o registo em forma de imagens, do sábado proveitoso na Biblioteca Municipal: