segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O SERVIÇO EDUCATIVO EXPÕE...

O Serviço Educativo da Biblioteca inaugurou hoje uma exposição, pelas 15 horas, com a presença de 40 crianças finalistas do Colégio de Santa Filomena.
A mostra pretende dar a conhecer os trabalhos realizados pelas crianças que, ao longo do ano de 2009, participaram nas actividades e oficinas.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

FÉRIAS DE NATAL NA BIBLIOTECA

Na sessão de ontem da actividade "Queres ouvir uma história?" foi lido o conto "Amor... que nojo!".
De seguida houve "Jogos de afectos", que tinham como objectivo a sensibilização dos participantes para a importância da troca de afectos, pois os sentimentos são dons que podemos dar sem receber nada em troca.
A Oficina de Escrita Criativa Ilustradada, com desenho artístico, consistiu na elaboração do desenho de um chapéu que foi depois decorado ao gosto de cada um com diversos materiais como papel frisado, tecidos, botões, feltros e fitas.
Com as actividades de hoje deram-se por finalizadas as Férias de Natal na Biblioteca e o opinião das crianças envolvidas foi unânime: "Adoramos as férias de Natal na Biblioteca!"

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

FÉRIAS DE NATAL NA BIBLIOTECA

Decorreu na manhã de hoje mais uma visita orientada pelo Serviço Educativo, designada "Já conheces a Biblioteca?", na qual se pretende dar a conhecer o espaço e os serviços disponíveis, assim como sensibilizar para a importância do seu acervo.
De seguida houve também uma sessão da actividade "Queres ouvir uma história?" na qual se contou a história "O sapateiro e os anões" de António Mota.
Mais tarde decorreu a actividade "Baú de Histórias" que consiste numa Oficina de Escrita Criativa complementada com a elaboração de ilustrações em Banda Desenhada.

A crianças demonstraram, uma vez mais, uma excelente receptividade em relação às actividades propostas, gostaram da visita orientada por fornecer uma explicação pormenorizada pelos vários pisos, acharam a Biblioteca muito grande e expressaram ainda uma enorme alegria por passarem as férias do Natal na Biblioteca.
Foram ao espaço destinado à Internet e fizeram comentários no blogue da Biblioteca.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

FÉRIAS DE NATAL NA BIBLIOTECA

Teve lugar hoje mais uma sessão da actividade "Rodinhas de Leitura". As crianças presentes participaram na leitura colectiva da história "O chapéu mágico" de Carlos Correia. De seguida, na Oficina de Escrita Criativa foram construídos novos começos ou novos fins para a história.
Por fim, os participantes assistiram ao filme "Madagascár", terminando a manhã muito divertidos.
O André Marques da Siva comentou: "Gostei muito de fazer as "Rodinhas de Leitura. Achei muita piada ao teatro de fantoches e estou a adorar ver o filme "Madagascar"

domingo, 27 de dezembro de 2009

SE EU FOSSE O PAI NATAL

Às vezes, os meninos dizem-me que eu tenho cara de Pai Natal. E eu sorrio. Porque gosto de me imaginar a habitar essa figura ternurenta e generosa, saída da bruma das lendas e que veio desabar neste Natal com que vestimos a velha festa do Solstício de Inverno e celebramos a alegria de nascer e renascer vezes sem conta.

Se eu fosse o Pai Natal não ia comprar prendas ao Centro Comercial. Nem carrinhos, nem bonecas, nem perfumes, nem canetas douradas, nem gravatas às riscas, nem telemóveis, nem consolas, nem nada disso.

Se eu fosse o Pai Natal levava um verso a cada um. Por que, agarrados a um verso podemos sobreviver às intempéries da vida.

Dava um verso de Neruda a cada desempregado, um de David Mourão-Ferreira a todas as mulheres sem amor, um de Florbela Espanca aos homens distraídos, um de Lorca aos poetas que deixaram secar a maravilha das palavras, um de Cesário aos condutores da Carris com olhos cheios de Tejo, um de Vinícius aos alcoólicos anónimos que dançam sobre o chão da sua imperfeição, um de Sebastião da Gama a cada professor que não se deixa encerrar em 4 paredes e três relatórios, um de Prévert aos gatos que caminham como imperadores no alto dos telhados, um de José Craveirinha a todos os cantores de RAP, um de Gomes Leal aos que naufragam em caixotes pelos cantos da cidade, um de Ferlinghetti aos saxofones que nos fazem subir ao céu, um de Ruy Belo aos que acreditam que ainda tudo é possível, um de Eugénio aos que choram abraçados a uma macieira, um de Sophia aos que habitam o esplendor do mar, e um da Matilde Rosa Araújo a todas as crianças do mundo.
Bom Ano

José Fanha