sexta-feira, 18 de junho de 2010

A ÚLTIMA VIAGEM DE JOSÉ SARAMAGO (1922-2010)

" Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam."

O Livro dos Itinerários
in "Viagem do elefante"


O escritor português José Saramago morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 87 anos. Um dos maiores nomes da literatura mundial, Saramago foi o único escritor de língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura, em 1998, e teve suas obras publicadas em mais de 30 países.


Nasceu na aldeia ribatejana de Azinhaga, concelho de Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922. Seus pais emigraram para Lisboa quando ele ainda não perfizera três anos de idade. Fez estudos secundários (liceal e técnico) que não pôde continuar por dificuldades económicas.
Publicou o seu primeiro livro, um romance "Terra do Pecado" em 1947, tendo estado depois sem publicar até 1966. Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na Revista "Seara Nova".
Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do Jornal "Diário de Lisboa" onde foi comentador político, tendo também coordenado, durante alguns meses, o suplemento cultural daquele vespertino. Pertenceu à primeira Direcção da Associação Portuguesa de Escritores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do "Diário de Notícias".
Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago é considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.
Foi escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.

A sua vasta obra encontra-se disponível na recepção da Biblioteca.

Sem comentários:

Enviar um comentário