sexta-feira, 2 de julho de 2010

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: Washington, D. C.: Robert Langdon, simbologista de Harvard, é convidado à última hora para dar uma palestra no Capitólio. Contudo, pouco depois da sua chegada, é descoberto no centro Rotunda um estranho objecto com cinco símbolos bizarros. Robert Langdon reconhece-os: trata-se de um convite ancestral para um mundo perdido de saberes esotéricos e ocultos. Quando Peter Solomon, eminente maçom e filantropo, é brutalmente raptado, Langdon compreende que só poderá salvar o seu mentor se aceitar o misterioso apelo. Langdon vê-se rapidamente arrastado para aquilo que se encontra por detrás das fachadas da cidade mais poderosa da América: câmaras ocultas, templos e túneis. Tudo o que lhe era familiar se transforma num mundo sombrio e clandestino, habilmente escondido, onde segredos e revelações da Maçonaria o conduzem a uma única verdade, impossível e inconcebível. Trama de história veladas, símbolos secretos e códigos enigmáticos, tecida com brilhantismo, O Símbolo Perdido é um thriller surpreendente e arrebatador que nos surpreende a cada página. O segredo mais extraordinário e chocante é aquele que se esconde diante dos nossos olhos…


BROWN, Dan - O símbolo perdido. Lisboa : Bertrand , 2009. ISBN: 978-972-25-2014-0


Sinopse: Já conhece a mítica cantora. Pela primeira vez, conheça a mulher por trás do mito.
"Amália" segue a diva numa noite de Outono nova-iorquino em 1984, uma noite que atravessa as memórias íntimas de uma vida inteira.
A precoce separação dos pais e a reconciliação precária, marcada pela indiferença da mãe e a morte da irmã, até ao início da vida adulta, inaugurada pela paixão com o guitarrista amador Francisco Cruz e o sucesso local e nacional, até à ruptura anunciada do casamento.
Uma fase de maturação artística e grande agitação, de vida dividida entre o amante Eduardo Ricciardi, o playboy da alta sociedade, e um banqueiro comprometido, Ricardo Espírito Santo, cúmplice espiritual, até ao abrupto desaparecimento deste lhe retirar a esperança de um futuro comum, levando a um casamento por simpatia com César Seabra.
Por fim, um período de valsa dorida com as traições familiares e as conotações políticas com o regime, de bailado com a doença, apenas superado na gloriosa ressurreição em pleno Coliseu dos Recreios, quando triunfa sob o fogo cruzado da Revolução de Abril.
"Amália", a biografia da mulher que atravessa o século XX para se transformar numa das maiores personalidades musicais de todos os tempos.


AMÁLIA: O FILME[DVD]. Lisboa : Valentim de Carvalho , 2009.


Sinopse: Ismael é um coelho bravo que vive no bosque. Dos seus 51 irmãos, foi ele o escolhido pelo pai, o respeitado Coelho Maltese, para ficar junto de si e aprender tudo o que ele tinha para ensinar: todos os segredos do bosque, todos os segredos do mundo. A Ismael, o pai aconselha-o, entre outras coisas, a ter cuidado com os homens, esses bichos inteligentes que escrevem a língua que falam. Mal sabe Coelho Maltese que a abertura ao mundo o levará a conhecer a música e, sobretudo, a figura memorável de um jovem músico chamado Chopin. Já doente, Chopin refugiou-se numa casa meio abandonada, e passa os dias a tossir; quando chega a noite, senta-se ao piano e toca. Aos poucos, atraído pela música grandiosa, Ismael perde a timidez inicial e, cheio de cautelas, vai-se aventurando. Ao ser descoberto, e directamente interpelado pelo genial pianista, o coelhinho bravo descai-se e revela o seu dom, apesar de ter prometido ao pai que nunca o faria. Sim, porque Ismael tem um dom: consegue entender a língua humana e, mais, fazer-se entender através da nossa linguagem de homens. O que poderá resultar de tão singular e tocante relacionamento?

TAVARES, Miguel Sousa - Ismael e Chopin. 1ª ed.. Lisboa: Oficina do Livro, 2010. ISBN: 978-989-555.517-8


Sinopse: Uma jovem brilhante e desembaraçada de 19 anos, que sonha um dia abrir o seu restaurante em Nova Orleães. Inspirada pelo seu falecido pai, ela sabe tudo sobre culinária e como gerir um negócio.Seguiu o seu conselho em sonhar alto e a trabalhar duramente para atingir o seus objectivos, mesmo perante os obstáculos. No entanto, ao longo do tempo, ela foi-se esquecendo do que é realmente importante. Como se lhe estivesse destinado, uma aventura envolvendo um sapo, um pirilampo e um crocodilo revelam-lhe que o que ela quer não é necessariamente o que ela precisa.

A PRINCESA E O SAPO[DVD]. Lisboa : Lusomundo , 2010.



SÁBADO. Dir. Miguel Pinheiro. Lisboa: Cofina media, 2010. Nº 322 (1 a 7 Julho). ISSN:5-602-831-043-499

Sem comentários:

Enviar um comentário