sexta-feira, 2 de julho de 2010

UNIVERSIDADE ABERTA EM S. JOÃO DA MADEIRA


A Universidade Aberta (UAb) é uma instituição de ensino superior público vocacionada para o ensino a distância e assume como missão fundamental ir ao encontro das expectativas de um público adulto, com experiência de vida e normalmente já empenhado no exercício de uma profissão.

Assim, no âmbito do plano de acção da UAb e das prioridades estratégicas que lhe estão subjacentes - abertura, flexibilidade e organização em rede -, entre os objectivos delineados, surge “reforçar a intervenção a nível local”. Este objectivo estratégico é concretizado com a implementação de Centros Locais de Aprendizagem (CLA’s), principalmente junto das populações locais susceptíveis de exclusão e sem oferta de ensino superior público. Cumprindo com este objectivo, a Universidade Aberta, em colaboração com a autarquia local, criou o Centro Local de Aprendizagem de S. João da Madeira.
Os CLA’s têm uma missão de carácter interventivo, no sentido em que procuram interagir com a população local espalhada pelas diferentes regiões do país, promovendo actividades orientadas pelos princípios da Aprendizagem ao Longo da Vida.

Os CLA’s servem, ainda, de suporte logístico e instrumental aos estudantes residentes na respectiva área de intervenção, tendo ainda a seu cargo a coordenação e organização do processo de avaliação presencial e a divulgação da oferta educativa da Universidade Aberta e da especificidade do seu sistema de ensino-aprendizagem (modelo pedagógico virtual centrado no estudante).
O Centro Local de Aprendizagem de S. João da Madeira localiza-se na SANJOTEC – Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira, Rua de Fundões, n.º 151, 3700-121 S. João da Madeira. O seu horário de funcionamento é de segunda a sexta feira, das 17h às 19h30m.
Para mais informações contacte o CLA de S. João da Madeira pelos contactos telefónicos 256 00 19 08 e 91 567 63 42 ou através do email cla_sjm@univ-ab.pt.

Visite, ainda, a página web da UAb em http://www.univ-ab.pt/.


1º Curso de Qualificação para Estudos Superiores UAb/ANQ

No âmbito do protocolo celebrado entre a Universidade Aberta (UAb) e a Agência Nacional para a Qualificação I.P. (ANQ) a 3 de Fevereiro de 2010, foi criado o Curso de Qualificação para Estudos Superiores (CQES), a ser leccionado pela UAb.
O CQES visa contribuir para a qualificação de nível superior de pessoas adultas, destinando-se a todos os que pretendem preparar-se para o ingresso numa instituição de ensino superior e frequentá-la com sucesso.

As candidaturas ao 1º. Curso de Qualificação para Estudos Superiores decorrem de 1 a 16 de Julho de 2010.
O curso, com um custo total de 120€, tem a duração de um semestre e início da componente lectiva marcado para 8 de Novembro de 2010. Leccionado em regime de e-learning, o CQES prevê um módulo de ambientação online, a realizar de 18 a 30 de Outubro próximo.
O CQES pode ser realizado por qualquer pessoa que pretenda preparar-se melhor para ingressar num curso superior, garantindo o ingresso numa licenciatura da UAb, caso se conclua o CQES com aprovação.
Pode candidatar-se ao CQES quem possuir o reconhecimento e acreditação de competências (ao abrigo do Artº 13º do Decreto-Lei nº 64/ 2006; Art. 45º do Decreto-Lei nº 74; Artº 28 do Decreto-Lei nº 88/ 2006 e Artº 8º da Portaria nº 401/ 2007); ou tiver concluído o 12º ano de escolaridade ou equivalente, tanto pela via convencional como no âmbito das Novas Oportunidades.
O CQES realiza-se em sistema de avaliação contínua e estrutura-se em dois grupos de unidades curriculares. O primeiro grupo é constituído por uma unidade curricular de carácter obrigatório. O segundo grupo é composto por um conjunto de unidades curriculares, adequadas aos diferentes percursos académicos. O estudante deve inscrever-se em apenas duas unidades curriculares que integram o segundo grupo.
Os estudantes que vierem a inscrever-se num curso de 1º ciclo (licenciatura) da UAb poderão solicitar a acreditação dos créditos obtidos no CQES (12 ECTS), em qualquer altura do seu percurso académico, no plano de estudos da licenciatura escolhida, em substituição de unidades curriculares de carácter opcional."
As inscrições realizam-se online, em http://www.univ-ab.pt/ualv, e contemplam a submissão, em formato digital, do certificado de habilitações e do documento de identificação.
Para mais informações contacte a Unidade para a Aprendizagem ao Longo da Vida (UALV) da Universidade Aberta (UAb), nomeadamente pelo telefone 213 916 447 ou pelo email cqes@univ-ab.pt; ou então o Centro Local de Aprendizagem de S. João da Madeira através dos contactos abaixo identificados.

Sem comentários:

Enviar um comentário