segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Apresentação do livro "HISTÓRIA DO CALÇADO" de Jorge Ribeiro

No próximo dia 18 de Novembro, pelas 21h30, terá lugar na Biblioteca Municipal o lançamento do livro "História do Calçado: da antiguidade caminhando até ao presente" de Jorge Ribeiro que resulta da compilação de artigos publicados ao longo de 4 anos no jornal labor.
A obra aborda a evolução do calçado ao longo dos tempos, desde um objecto de carácter meramente utilitário a elemento de moda, alvo de uma criatividade sem limites.
As matérias-primas, as ferramentas, os sapateiros, os seus padroeiros e imensas curiosidades sobre sapatos constituem interesse acrescido desta obra, que inclui também um pequeno glossário sobre os termos utilizados na indústria, num contributo para a memória de uma actividade muito importante em Portugal.


Quem é Jorge Ribeiro?


Nasceu em 1957, em S. João da Madeira e em 1979 obtém o Bacharelato da Escola do Magistério Primário do Porto, exercendo docência durante 5 anos.

Tornou-se aprendiz e mais tarde industrial de uma fábrica de calçado, mas desde sempre se interessou pelas principais indústrias sanjoanenses: a chapelaria e o calçado.

Em 1987, publica, em co-autoria, o livro "Indústrias de Chapelaria em S. João da Madeira", editado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira.

Frequentou vários cursos de aprendizagem e aperfeiçoamento no Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado e no Centro Tecnológico de Calçado de Portugal. Tem ainda o curso de Formador, Gestão de Recursos Humanos e de Gestão de Conflitos.

É colaborador do jornal labor desde Abril de 2006 com a rubrica História do Calçado.

Sem comentários:

Enviar um comentário