quinta-feira, 28 de abril de 2011

BIBLIOTECAS PARTILHADAS NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO

AMP assinala Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Como forma de comemorar o “DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR, 23 de Abril de 2011” num projecto de parceria das Bibliotecas Públicas da Área Metropolitana do Porto, foi proposta a acção “Leituras Partilhadas”, com o objectivo de promover o livro e a leitura, incrementar e consolidar hábitos de leitura e estabelecer laços de cooperação entre as Bibliotecas Públicas e os leitores da AMP.

A Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo de S. João da Madeira, aderiu à Fase 2 – contexto metropolitano com a actividade “Bibliotecas Partilhadas na AMP” que consistiu na realização simultânea, no dia 28 de Abril de 2011, pelas 10H30 da recepção do testemunho literário da Biblioteca Pública de Oliveira de Azeméis e na transmissão do testemunho literário na Biblioteca Pública de Vila Nova de Gaia.
Assim, a Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo, recebeu o animador Carlos Costa em representação da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, de Oliveira de Azeméis, que dramatizou o conto "A verdadeira lenda de S. Martinho” para 16 idosos que vieram da Casa de Repouso e do Lar da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira.
De seguida e para o mesmo público, foi lido o conto "A árvore generosa”, pela professora bibliotecária Carla Flores, em representação da Biblioteca Municipal de S. João da Madeira.
As sessões foram muito animadas, com a participação de todos os presentes e no final, a professora Carla Flores ainda deu a receita para a felicidade dos presentes, em forma de conto, com a história da ovelha “Selma”.

À mesma hora, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, a técnica Arlete Leitão, em representação da Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo, leu "A manta: uma história aos quadradinhos" de Isabel Minhós Martins, para cerca de 50 crianças, do 1º CEB.
Para o mesmo público foi lido de seguida o conto "O gato comilão: adaptação de Patacrúa a partir de conto popular” pela educadora Cristina Jardim em representação da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia.
Também nesta instituição, o resultado foi muito positivo, com a participação das crianças que ajudaram a dinamizar as histórias.

Sem comentários:

Enviar um comentário