quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Sinopse: Italo Calvino traz-nos em Porquê ler os clássicos uma pequena coletânea de ensaios reunidos a respeito de algumas obras consideradas clássicas por ele, é claro! Algumas delas já bem conhecidas da maioria: A Odisséia (Homero), a Retirada dos Dez Mil (Ovídio), Robinson Crusoé (Daniel Defoe), Jacques Le Fataliste (Denis Diderot)..etc. 
A grande questão que fazemos é: Por que ler os clássicos? questão esta que o autor nos responde de modo claro e compreensivo com quatorze respostas satisfatórias. Esse livro é importante para todo(a) aquele(a) que se interessa por Literatura (a grande e boa Literatura), e não tem uma visão particular(?) da idéia de clássico e quer apreender um conceito aceitável. Calvino nos deixa esclarecidos de que clássicos são os livros de que se costuma ouvir dizer: estou a reler... e nunca "estou a ler". Vale a pena ler Calvino!

Calvino, Italo -Porquê ler os clássicos.Lisboa : Teorema , 2009. , 270 p.ISBN: 978-972-695-882-6



Sinopse: Quais as forças, o sentido e as tendências da globalização? Por que motivo é incontornável e se tornou na consequência do novo primado da gestão dos nossos tempos? Por que razão devem as empresas internacionalizar-se? Como gerir os quadros internacionais? Quem se deve enviar para fora e como preparar a expa­triação? Qual o papel das diferenças culturais na gestão internacional? Como gerir o choque cultural da expatriação? Como gerir as carreiras internacionais do ponto de vista da organização e do próprio sujeito? Que cuidados se devem ter nos contactos e nas negociações internacionais? Estas são algumas das questões expostas e analisadas nesta obra, que agora se apresenta em segunda edição, revista e actualizada. 
Gestão Intercultural, Pessoas e Carreiras na Era da Globalização, traçando uma visão relevante de alguns dos temas e preocupações mais pertinentes do nosso tempo (a globalização, a interculturalidade e a gestão internacional e intercultural) é um livro que se dirige a gestores e quadros internacionais, empresários e estudantes que se interessem pela compreensão das diferenças culturais e respectivo impacto na gestão e a todos os leitores que se preocupam com a problemática de um mundo em constante transformação. Uma obra de referência na temática da gestão internacional e dos recursos humanos no plano intercultural.

FINURAS, Paulo - Gestão intercultural : pessoas e carreiras na era da globalização. 2ª ed. rev e actualiz.. Lisboa : Sílabo , 2007. , 400 p. : il. ; 24 cm. ISBN: 978- 972-618-439-3 



Sinopse: O funcionário aposentado da indústria automóvel Walt Kowalski (Clint Eastwood) é um veterano da Guerra da Coréia. Ele preenche seus dias fazendo consertos em casa, tomando cerveja e com visitas mensais ao barbeiro. Inflexível e com determinação inabalável, vive num mundo em transformação e vê-se forçado pelos vizinhos imigrantes - que acabam de se mudar, vindos do Laos - a confrontar seus próprios preconceitos.

GRAN TORINO. 1ª ed. Lisboa : Lusomundo , 2009. , 1 disco vídeo (DVD) (ca. 112 min.) : Color., son. ; 12 cm.

Sinopse: Esta casa e esta aldeia significam todos os sítios onde se faça o bem. Encher a vida de valores e ideais é a mesma coisa que encher o peito do ar mais puro das montanhas. A obra do Centro Social de Paramos foi a inspiração. É uma casa de todos e para todos, principalmente para aqueles cuja vida nem sempre é feita dos sorrisos e da magia que este conto transporta. O desafio de sonhar e construir ainda não escolhe idade, raça ou condição social. Mas é muito melhor quando se sonha desde criança! Em adulto a obra será maior!  

Reis, Helder -A aldeia da Casa Magia.1ª ed. Vila Nova de Gaia : 7 Dias 6 Noites , 2010. , [30] p. : il. ; 21 cm. ISBN: 978-989-686-004-2

ATTITUDE. Dir. Carlos Cézanne. Porto: VASP, 2011. Nº 42 (Novembro)

Sem comentários:

Enviar um comentário