quinta-feira, 17 de novembro de 2011

TESOUROS REVELADOS

A Biblioteca Municipal de S. João da Madeira tem o único exemplar referenciado nos catálogos de acesso público da antologia «Biblioteca Internacional de Obras Célebres», publicada em 1912. Dada a relevância histórico-cultural desta obra, o grupo de investigação do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa quer agora estudá-la.

O Programa de Investigação do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL), Recepção de Culturas em Inglês nas Colecções da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, apresentou o colóquio “Tesouros Revelados. Livros em Inglês nas Colecções da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa”, que se realizou no dia 16 de Novembro, que contou com a presença de investigadores e profissionais da área, bem como de especialistas internacionais .

Este programa de investigação, projectado em 2010, tem por objectivo o estudo das colecções em inglês constituídas a partir de compras e doações, pessoais e institucionais, que desde 1889 vêm sendo sistematicamente incorporadas nas colecções da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Na sequência das pesquisas prioritariamente realizadas nos fundos da Biblioteca que se encontravam em depósito a aguardar tratamento documental, foi descoberto um exemplar da primeira edição inglesa da antologia The International Library of Famous Literature, publicada em Londres, em 1899.  A investigação posteriormente realizada permitiu verificar que a antologia se reveste de uma importância histórico-cultural assinalável. Simultaneamente, constatou-se que esta primeira edição não está referenciada nos catálogos de acesso público de quaisquer outras bibliotecas portuguesas, fazendo dela um objecto raro no contexto português. Estas razões levaram a que o grupo de investigação decidisse que a obra constituiria o primeiro estudo de caso do Programa.
Posteriormente, foi encontrada uma referência de Patrícia Baubeta (The Anthology in Portugal: a New Approach to the History of Portuguese Literature in the Twentieth Century, 2007) à antologia The International Library of Famous Literature que, segundo a ensaísta, constituiu o modelo da antologia portuguesa Biblioteca Internacional de Obras Célebres, publicada cerca de 1912, e na qual colaborou Fernando Pessoa. Porque a investigação deve implicar também o estudo comparativo das duas antologias, e porque a portuguesa se encontra referenciada, no nosso país, apenas no catálogo de acesso público da Biblioteca Municipal de São João da Madeira Dr. Renato Araújo,o seu empréstimo foi solicitado pelo CEAUL e pela Biblioteca da FLUL. Por estas razões, a Biblioteca Internacional de Obras Célebres será exibida na exposição Tesouros Revelados. Livros em Inglês nas colecções da Biblioteca da FLUL a inaugurada, também, ontem,  dia 16 de Novembro de 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário