quarta-feira, 13 de março de 2013

Conferência "A Leitura: considerações literárias e sócio-culturais"


No passado sábado, pelas 11h00, decorreu a conferência/Ação de formação “A Leitura: Considerações literárias e sócio-culturais”, proferida pelo Prof. Dr. Carlos Castilho Pais, da Universidade Aberta.
A conferência tinha como destinatários mais de 40 adultos professores, alunos, pais e educadores em geral, bibliotecários e teve por objetivo:
  •  reflectir sobre a leitura de vários tipos de texto, em especial a leitura do texto poético;
  • motivar os professores e os encarregados de educação para as actividades de leitura e de escrita – na escola ou fora dela – que tenham em consideração a dimensão pragmática do texto: o aluno escreve porque pretende dizer alguma coisa; o aluno lê o texto sem descurar as marcas do seu destinatário.
Carlos Castilho Pais é Professor do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta, e doutorado em Estudos Portugueses. 
No quadro da docência, tem leccionado matérias das áreas da Literatura em geral e da Leitura e da Escrita em Língua Portuguesa, entre outras. Actualmente é o Coordenador da Licenciatura em Ciências da Informação e da Documentação. Uma das Unidades Curriculares da sua responsabilidade docente - Técnicas de Expressão e Comunicação I – pertence ao plano curricular daquele curso. 



Sem comentários:

Enviar um comentário