sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

SESSÃO COM NUNO CAMARNEIRO

Ontem, pelas 21h30 decorreu a sessão com o escritor Nuno Camarneiro, com a presença de muitos admiradores e elementos do Clube de Leitura.

Para falar da sua obra, foi convidada a Dra. Cristina Marques, Mestre em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e docente na Escola Secundária Oliveira Júnior, que começou por nos falar das principais características da obra, de estética pós-modernista, mas podendo-se enquadrar, de alguma forma, na literatura clássica. 

A narrativa do autor apresenta fragmentos de poeticidade, é bastante polifónica, na qual pululam dramas que se identificam com todos nós como um convite a entrar e identificar-se com as personagens.

Nuno Camarneiro utiliza uma escrita metafórica e auto reflexiva, na qual se exploram apartamentos com janelas, como gavetas e espaços sigilosos.

O autor revelou-nos que se inspira muito nos textos da Bíblia e no caso do livro "Debaixo de algum céu", na Divina Comédia de Dante.

Em  "Debaixo de algum céu" pretendeu recrear a nostalgia da aldeia, num prédio aldeia-vertical, num ambiente urbano e com acontecimentos que são motivo para que as pessoas sejam levadas a interagir, como por exemplo numa tempestade, envolvendo diversos níveis etários e classes sociais.

O prémio Leya, foi realmente importante como que um reconhecimento e muito motivador, mas  devido à actividade profissional, (pois é professor e investigador) não valoriza muito,  escreve por puro prazer e não se consegue imaginar sem esta actividade.

Considera essencial o exercício da escrita que o remete para uma maior empatia humana, porque segundo Camarneiro "a literatura torna-nos mais humanos" e com uma maior sensibilidade que nos coloca no lugar do outro, o que faz toda a diferença para compreender quase todas as questões.

Nuno Camarneiro é também autor de um blogue Acordar um dia, com textos literários e muitos poemas, pelo que lhe foi lançado o desafio: para quando um livro de poesia?

Obrigada Nuno e ficamos à espera de ler ou "ouvir palavras"!




Sem comentários:

Enviar um comentário