quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Morreu Dario Fo, Nobel da Literatura 1997 (1926-2016)

O escritor e dramaturgo italiano morreu esta quinta-feira aos 90 anos. A informação já foi confirmada pelo governo de Matteo Renz.


O escritor italiano Dario Fo, Prémio Nobel da Literatura em 1997, morreu esta quinta-feira aos 90 anos, avança a imprensa do país. A notícia já foi entretanto confirmada pelo governo de Matteo Renzi.

“A Itália perdeu um dos seus maiores protagonistas do teatro, da cultura e da vida cívica. A sátira, pesquisa, o trabalho cénico e as suas diversas atividades artísticas são o legado de um dos maiores italianos do mundo”, declarou o primeiro-ministro italiano.

Dario Fo estava internado num hospital de Milão há alguns dias devido a problemas respiratórios, refere o “Corriere della Sera”.

Com uma centena de peças de teatro escritas, Dario Fo ficou também conhecido pela suas sátiras políticas, tendo atuado também como ator, pintor e cantautor.

Dário Fo ganhou notoriedade internacional em 1969 com "O Mistério Bufo", uma epopeia dos oprimidos inspirada na cultura medieval. 

Autor de "A Morte Acidental de um Anarquista", "A Marijuana da Mamã é a Melhor", "Casal Livre" ou "Não Devemos Pagar", Dario Fo foi um batalhador e instigador de uma rebelião contra os poderosos e os hipócritas.

A morte do escritor italiano ocorre justamente no dia em que será anunciado o Prémio Nobel da Literatura de 2016.

Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário