quarta-feira, 25 de outubro de 2017

ANA CRISTINA SILVA VENCE PRÉMIO FERNANDO NAMORA

Noite Não É Eterna, de Ana Cristina Silva, publicado pela Oficina do Livro, foi a escolha unânime do júri do Prémio Literário Fernando Namora, presidido por Guilherme d'Oliveira Martins. 

Trata-se de "uma obra que se articula a partir da realidade social, política e humana das crianças romenas, e das suas famílias, no período da ditadura de Nicolae Ceausescu", esclarece a acta do júri, que inclui ainda José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz, convidados a título individual, e Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, pela Estoril-Sol, instituição que atribui este prémio, no valor de 15 mil euros.

Realçando que o romance de Ana Cristina Silva é "uma belíssima composição narrativa com linguagem sóbria e cuidada, que valoriza em particular a narrativa de um drama pungente, num quadro político sufocante e obsessivo", o júri conclui: "É uma história construída sobre os labirintos da tirania". 

Guilherme d'Oliveira Martins e os seus pares assinalaram ainda a "vincada qualidade" do ano literário, adiantando que a lista de finalistas incluiu romances como O Homem que Escrevia Azulejos, de Álvaro Laborinho Lúcio, Karen, de Ana Teresa Pereira, Estoril – Um Romance de Guerra, de Dejan Tiago Stankovic, O Meças, de José Rentes de Carvalho, e Eu Sou a Árvore, de Possidónio Cachapa.  
Professora e psicóloga, Ana Cristina Silva é natural de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, onde reside, e especializou-se na área da aprendizagem da leitura e escrita, tendo desenvolvido investigação no domínio das aquisições precoces da linguagem escrita, ortografia e produção textual.
Como ficcionista, estreou-se em 2002 com Mariana, Todas as Cartas. Em 2011 foi finalista do Prémio Literário Fernando Namora com o romance Cartas Vermelhas, em 2013 venceu o Prémio Urbano Tavares Rodrigues com o romance Rei do Monte Brasil, e no mesmo ano regressou à short list do prémio da Estoril-Sol com A Segunda Morte de Anna Karénina

Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário