domingo, 4 de março de 2018

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA E POESIA "DESASSOSSEGO EM FERNANDO PESSOA" DE ANA CARVALHO



Na passada 6ª feira, dia 2 de Março, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal, foi inaugurada a Exposição de Fotografia e Poesia "“Desassossego em Fernando Pessoa” de Ana Carvalho.
Marcaram presença o Engº. José Nuno Vieira (Vice-Presidente), Irene Guimarães (Vereadora de Educação), a Chefe de Divisão da Cultura, amigos, admiradores e algumas personalidades da cultura nacional e internacional.
Esta exposição pretende associar a Literatura e Fotografia, através de breves citações retiradas do livro "Desassossego" de Fernando Pessoa, o que resulta em Pura Poesia em Prosa, com imagens traduzindo palavras.
Segundo nos explica a artista, “A ideia para esta exposição partiu de uma revista digital de divulgação da literatura lusófona na Holanda "Zuca-Magazine" de cuja redacção faço parte como fotógrafa e designer gráfica (na versão em papel), em colaboração com Harrie Lemmens, tradutor holandês do Livro do Desassossego e de grande maioria dos escritores lusófonos.
 A certa altura pensámos que seria interessante associar literatura à fotografia através de (breves) citações retiradas do Livro do Desassossego. O meu papel seria escolher uma fotografia para cada citação, sempre com a preocupação de captar o ambiente da frase pela abstracção, em vez de ilustrá-la. Um belo desafio e um prazer constante.
Para este espaço tive de fazer uma selecção nada fácil a partir das mais de cem fotografias publicadas na Zuca-Magazine digital, numa tentativa de mostrar dentro do possível como "traduzo" palavras em imagens que possuem, muitas vezes, em si um sentido ficcional. Com efeito, em geral, quando fotografo já estou a abstrair, a desintegrar a realidade, sem ter à partida um objectivo concreto”.

ANA CARVALHO (1952 - Porto)

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês-Alemão)
1975-1979 - Bolsa de estudo na Universidade de Leipzig
1981 - Curso de fotografia analógica em Berlim
1981-1983 - Leitora de Português na Universidade Humboldt de Berlim
1981-2013 - Tradutora, também literária
2000 - Curso de Fotografia Digital na Academia Fotogram de Amesterdão

Reside actualmente na Holanda, depois de ter trabalhado em Bruxelas como tradutora para a UE.  
Várias exposições individuais e colectivas em Amesterdão, Bruxelas, Utrecht, Haarlem, Lagoa (ArteAlgarve), Porto (Palacete dos Viscondes de Balsemão e Biblioteca Almeida Garrett), Póvoa de Varzim, Matosinhos (Biblioteca Florbela Espanca), Cascais (Festival FIC), Óbidos (SIPO). 
Membro da redacção (como fotógrafa e designer gráfica) da revista Zuca-Magazine de divulgação da literatura lusófona na Holanda
Fotografias para o livro "Deus é brasileiro" de Harrie Lemmens, baseado em várias viagens pelo Brasil. 
Exposição (com catálogo) "O mundo de Lobo Antunes" (Correntes d'Escritas- Póvoa de Varzim))
Exposição (com catálogo) "MarTerraMar"na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim
Fotografias para capas de livros
Projecções em sessões literárias


 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário