sexta-feira, 15 de junho de 2018

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "DA LIBERDADE AO RIGOR" DE MARIA ANTÓNIA AZEVEDO



Teve ontem lugar, na Biblioteca Municipal, a sessão de apresentação do livro "Da liberdade ao rigor" de Maria Antónia Azevedo.
A apresentação esteve a cargo de Ana Gomes, amiga e colega da autora.

Trata-se do seu primeiro romance, tendo no entanto outras obras já publicadas, direccionadas para o público infantil, tais como "Da horta à compostagem", O voo da joaninha" e "O António quer bater-me", com ilustrações suas.

Ana Gomes não poupou elogios à autora e ao seu primeiro romance de carácter autobiográfico, que de forma ficcionada nos transporta  para o mundo da sua infância, não faltando referências históricas, políticas, económicas, sociais, etc.

A escrita é simples, fluída, sem grandes artifícios literários, comovente, que produz em nós uma sensação de "encantamento", segundo a opinião da pianista Nelly Santos Leite, presente na sessão.

O romance transporta-nos à época dos anos 60/70, do século 20,  revelando práticas de castigos nos colégios de educação religiosa, com normas rígidas e tabus, ambientes de violência doméstica, que nos obrigam a reflectir sobre as questões humanas de educação e da vida.

A autora confessou ter sofrido durante a escrita deste livro, pois teve que rebuscar e remexer em episódios do passado, mas que lhe permitiu fazer a uma espécie de catarse.

Na sua vida profissional é defensora da educação pela arte e aconselha a nunca desistirmos de sonhar a acreditar no esforço e no amor.


A autora e ilustradora durante a sessão apresentou cerca de 16 pinturas da sua autoria, que ilustram a obra e que irão estar expostas na Sala Polivalente até 28 de junho. 
  
 
 
 


  

 

Sem comentários:

Enviar um comentário