sexta-feira, 16 de novembro de 2018

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA AÉREA DO PROJECTO "detalhAR" DE FRANCISCO PIQUEIRO



"Ao pensar-se em fotografia aérea, provavelmente as primeiras associações que se fazem, passam pela a ideia de abrangência e total amplitude. Por conseguinte, a visão inequívoca. No entanto, mesmo a "alguns" metros de altitude, a ilusão acontece. É neste ponto que reside a intenção desta exposição. Assim, a partir do enfoque no detalhe e na anulação de referentes mais decifráveis, pretende-se com estas imagens transportar o observador para narrativas, que só a ele lhe pertencem e de certo modo, explorar na fotografia aérea novos campos de fruição”.




Quem é Francisco Piqueiro?





Nascido a 30 Dezembro 1961, no Porto,  é Licenciado em Engenharia Civil  e  Doutorado  em  Engenharia Civil (Hidráulica ) pela F.E.U.P..



Profissionalmente é Professor Auxiliar de Hidráulica da F.E.U.P. – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto





No que respeita à Fotografia é autodidacta, tendo desde sempre sentido especial ligação “às coisas do ar”, desenvolvendo uma estreita ligação entre a fotografia, a aviação e em especial com a fotografia aérea e a sua particular ligação ao Território, ao Ambiente, á Engenharia e á Hidráulica em particular.



Participou em alguns concursos fotográficos:

- 3º  Prémio do VI Concurso de Fotografia da Revista MAIS ALTO - 1997  - Revista oficial da Força Aérea Portuguesa, e

- 1º  Prémio do VI1 Concurso de Fotografia da Revista MAIS ALTO - 1998

- 2º Prémio do Concurso de Fotografia da Revista MAIS ALTO – 2007



Constituiu, em 1998, a empresa  FOTO ENGENHO, Projectos e Serviços de Fotografia Lda, vocacionada para a realização de serviços fotográficos e de imagem, com especial incidência nas áreas  de:

- Fotografia Aérea; 

- Fotografia de Engenharia, 

- Fotografia Industrial      

- Fotografia de Aviação.

- Produção de Ortofotomapas georeferênciados de elevada resolução

- Produção de visitas virtuais com fotografia VR / 360º

- Levantamentos de monumentos por fotogrametria

- Produção de maquetes físicas, a partir de imagens aéreas

- Produção de publicações institucionais e promocionais.



Até esta data realizou distintos trabalhos, salientando-se a realização de campanhas de Fotografia Aérea ao longo de toda a Costa Atlântica portuguesa, sobre rios, albufeiras, caminhos de ferro, Metro do Porto, PORTO 2001, EPAL, IGESPPAR, etc.



Paralelamente realizou algumas exposições, nomeadamente:

- Participação na Exposição Colectiva “VI FIXART”, Torres Vedras - Abril 1998. 

- Exposição individual   “VOAR - O Verdadeiro Sentido do Éter”, ( fotografia de           aviação)  em Santa Cruz, em Junho 1999, e na Póvoa de Varzim em Abril 2000.

- Expôs trabalhos integrantes das Comemorações dos 50 da Força Aérea Portuguesa.

- Exposição “ Entre o Mar e a Terra”, LNEC- Laboratório Nacional de Engenharia Civil, VII Congresso da Água, 8 a 12 Março 2004.

- Exposição “ Entre o Mar e a Terra”, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Março a Abril 2004, C.M. Póvoa de Varzim 2006, C.M. Peniche 2007, C.M. Amadora 2007.

- Exposição “RED BULL” a convite da Red Bull, integrante da Red Bull Air Race – Porto, 2007

- Exposição “Voar”, C.M. Póvoa de Varzim, 2007.

- Expôs o Projecto “detalhAR”, como um projecto de imagens “Fine-Art” na Galeria “A`PARTE”, 2017.

- Expôs  o Projecto “detalhAR” no Museu do Futebol Clube do Porto, 2016 e em vários outros locais, nomeadamente C.M da Lajes do Pico, Semana dos Baleeiros, 2008, C.M. de Albergaria-a-Velha, 2015, FEUP, 2016, Óbidos, 2018.

- Expôs, como convidado da organização, no “21ème Salon International du Patrimoine Culturel”, no Carrousel du Louvre, Paris, 2015, um conjunto de imagens sobre o património –







As imagens a expor, relativas ao Projecto “detalhAR”, serão uma colecção de fotografias aéreas do tipo “fine art”, centradas sobre detalhes do nosso Portugal, procurando apresentar perspectivas não usualmente retratadas e, ao mesmo tempo, que anulem a existência de referências espaciais.



         Assim, a partir do enfoque no detalhe e na anulação de referentes mais decifráveis, pretende-se com estas imagens transportar o observador para narrativas, que só a ele lhe pertencem e, de certo modo, explorar na fotografia aérea novos campos de fruição.



Francisco Piqueiro:  96 40 67 994 - email:  piqueiro@gmail.comwww.FotoEngenho.pt





Foto Engenho, Projectos e Serviços de Fotografia, Lda,

Rua Rogério de Azevedo, 58, E1

4250-410 Porto

www.FotoEngenho.pt

email:  piqueiro@gmail.com

Telf: +351 - 964 067 994

Sem comentários:

Enviar um comentário