segunda-feira, 19 de novembro de 2018

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA AÉREA DO PROJECTO "detalhAR" DE FRANCISCO PIQUEIRO



Na passada 6ª feira, dia 16, pelas 18h00 decorreu a inauguração da Exposição de Fotografia Aérea "detalhAR"de Francisco Piqueiro, que poderá ser visitada até 31 de dezembro.

Marcaram presença o Sr. Presidente da Câmara e alguns membros do Executivo, amigos e admiradores do Professor Doutor em Engenharia Hidráulica, que, como amador em fotografia, apresenta um conjunto do imagens numa perspetiva aérea, algumas enigmáticas, outras mais próximas de uma obra de arte pictórica.

Durante a visita guiada que proporcionou a todos os presentes, deu explicações preciosas para melhor compreendermos os locais e os detalhes, que poucas pessoas têm o privilégio de poder aceder.

Francisco Piqueiro  já fotografou grande parte de Portugal visto de helicóptero ou de avião, afirmando que "o sobrevoo deste espaço foi uma absoluta surpresa, não só pelo impacto sentido no momento mas, em especial, pela observação posterior das imagens em sucessivas aproximações a diferentes escalas".

A natureza singular deste espaço revelou-se perante o fotógrafo como um enigmático mosaico de cor, triunfante na sua especificidade e que, permitindo uma leitura pictórica variada, nos apresenta diferentes escalas de interpretação, que se vão revelando ao longo das sucessivas visitas a estas imagens, a que regularmente retornamos.

A imagem do sapal aparece-nos como a junção de retalhos de cores e texturas variadas, que assumindo uma leitura enigmática, realçam a beleza e indefinição referencial do motivo. O retorno à imagem releva um aparente ruído, qual salpicos do pincel que percorria aquela tela. O reconhecimento do espaço, que a imagem obliqua retrata,  permite então perceber que esses salpicos são aves, dando, agora, um sentido vivo à paisagem. Descobrimos uma nova imagem!

A artificialização das salinas confunde-nos primeiro como se tratassem de partes de coloridos azulejos, onde ainda pensamos ver as marcas cor de laranja das pinceladas. Uma nova observação permite no entanto ver que aquelas linhas não se tratam das juntas entre os azulejos mas sim os canais existentes entre as salinas. Poder-se-ia assim dizer que estamos  em presença de imagens de observação variável. A diferente escala da observação constrói a informação de modo distinto alternando entre a apreciação da estrutura gráfica com sua interpretação descritiva. “

"Ao pensar-se em fotografia aérea, provavelmente as primeiras associações que se fazem, passam pela a ideia de abrangência e total amplitude. Por conseguinte, a visão inequívoca. No entanto, mesmo a "alguns" metros de altitude, a ilusão acontece. É neste ponto que reside a intenção desta exposição. Assim, a partir do enfoque no detalhe e na anulação de referentes mais decifráveis, pretende-se com estas imagens transportar o observador  para narrativas, que só a ele lhe pertencem e de certo modo, explorar na fotografia aérea novos campos de fruição."

Estamos assim, perante imagens de grande qualidade produzidas pelo incansável fotógrafo convidado pelo Red Bull, no Porto em 2007, o que merece a sua visita.



 
 
 










Sem comentários:

Enviar um comentário