Sinopse: Era uma vez um Lobo Mau... mesmo muito, muito mau! Mas será que foi sempre assim?
Não contes este segredo a ninguém, mas a verdade é que o Lobo Mau dos contos de fadas nem sempre foi um dos vilões mais terríveis.
Houve tempos em que era apenas um lobo pequenote, cheio de sonhos, ambições e esperanças. O que ele queria mesmo era viajar pelo mundo e escrever a sua própria história. Mas a vida não está fácil para os lobos!
De aventura em aventura, entre episódios hilariantes, e outros aterradores, fica a saber toda a verdade sobre as origens do Lobo Mau, reveladas em primeira mão pelo próprio.
2º CICLO
“O principezinho” de Antoine de Saint-Exupery
Sinopse: "O Principezinho" é um dos livros mais traduzidos e lidos em todo o mundo. A história de um rapazinho com cabelos cor de ouro e de um piloto perdido do deserto vai encantando geração atrás de geração. Só um coração puro e cheio de alegria pela vida é que conseguiria expressar, de forma tão terna, um dos laços mais importantes da existência: o amor. E a verdade é que «só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.»
«Vivi, pois, sempre só, sem ter ninguém com quem falar verdadeiramente, até uma avaria no deserto do Sara, há seis anos. Algo se partiu no motor do meu avião. E como não levava nem mecânico, nem passageiros, preparei-me para tentar executar, sozinho, uma reparação difícil. Para mim, era uma questão de vida ou de morte. Tinha apenas água suficiente para oito dias. Na primeira noite, adormeci deitado na areia, a milhas e milhas de qualquer terra habitada. Estava mais isolado que um náufrago numa jangada, em pleno oceano. Podem então imaginar a minha surpresa quando, ao romper do dia, uma vozinha curiosa me despertou. Dizia: — Por favor… Desenha-me uma ovelha!»
3º CICLO
“A minha família e outros animais” de Gerald Durrell
Sinopse: Naquele chuvoso Verão, tipicamente inglês, a família de Gerald encontrava-se num estado deplorável – a mãe, terrivelmente constipada; Gerald, com um catarro irritante; Margo, desesperada com um novo surto de borbulhas; Leslie, com os ouvidos inflamados; e Larry irritadíssimo com toda esta situação. E foi assim que trocaram os tristes dias cinzentos pelo resplandecente sol da ilha de Corfu, na Grécia. Inspirado pela límpida e intensa beleza mediterrânica, Gerald descobre um fabuloso universo à sua espera, e cresce dentro dele um fascínio enorme pelo mundo vivo que o rodeia. Com o tempo, vão-se multiplicando os frascos, as garrafas e os tubos de ensaio repletos das mais estranhas formas de vida. E multiplicam-se também os amigos que o vão acompanhando nas infindáveis aventuras pela ilha. Uma obra belíssima, de indiscutível qualidade literária, que prima pela delicadeza e pelo humor. Um elogio merecido à Mãe-Natureza.
SECUNDÁRIO
“A viagem do elefante” de José Saramago
Sinopse: Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.
Em meados do século XVI o rei D. João III oferece a seu primo, o arquiduque Maximiliano da Áustria, genro do imperador Carlos V, um elefante indiano que há dois anos se encontra em Belém, vindo da Índia.
Do facto histórico que foi essa oferta não abundam os testemunhos. Mas há alguns. Com base nesses escassos elementos, e sobretudo com uma poderosa imaginação de ficcionista que já nos deu obras-primas como Memorial do Convento ou O Ano da Morte de Ricardo Reis, José Saramago coloca nas mãos dos leitores esta obra excecional que é A Viagem do Elefante.
Sem comentários:
Enviar um comentário