sexta-feira, 8 de abril de 2022

CICLO MANDARIM | LITERATURA | PATRIMÓNIO | TRADIÇÃO

No âmbito do Ciclo Mandarim: Literatura, Património e Tradições, a Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, em parceria com o Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro, irá promover a conferência “Os livros para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas”, no próximo dia 21 de abril, pelas 21h30, tendo como oradora convidada, Glória Bastos, professora da Universidade Aberta.


Sinopse | O lugar da literatura para crianças e jovens no plano formativo tem sido largamente discutido e explorado. Em particular, e considerando o seu papel nos processos de socialização, sobretudo durante a infância, a literatura pode contribuir para o desenvolvimento de atitudes de respeito e aceitação das diferenças culturais, potenciando uma melhor compreensão do mundo que nos rodeia. Estas dimensões serão analisadas a partir de livros para crianças e jovens, de autores portugueses, e com personagens chinesas em contextos diversificados, com um foco especial no livro O Conto dos Chineses, de José Cardoso Pires.





Glória Bastos | Professora no departamento de Educação e Ensino a Distância, na Universidade Aberta. Foi pró-reitora para a Inovação Pedagógica e E-Learning entre 2015 e 2019. Tem o doutoramento em Estudos Portugueses, com uma tese sobre o teatro para crianças, parcialmente publicada com o título O teatro para crianças em Portugal. História e crítica (Caminho, 2006). Tem colaborado com o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares. Pertenceu ao Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura e integra atualmente a Comissão de Honra. A sua atividade de investigação tem privilegiado questões relacionadas com a problemática do livro infantil e juvenil, as bibliotecas escolares e o papel dos ambientes digitais na educação. Tem participado em estudos internacionais, intervindo com contributos nas áreas das bibliotecas, educação e e-learning. Nestes campos tem sido também convidada como consultora e para diversos colóquios e seminários com várias publicações em livros e revistas, nacionais e internacionais.



A sessão é dirigida a professores, bibliotecários, educadores, animadores socioculturais e público em geral com interesse na temática.

Inscrição gratuita: bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt

Vagas limitadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário