quinta-feira, 26 de abril de 2018

"ESPÍRITO DA GRAVIDADE 2, 2006/2008", DE JOÃO MARIA GUSMÃO E PEDRO PAIVA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL










Hoje, pelas 12h30, na Biblioteca Municipal,  foi inaugurada a obra de arte "Espírito da gravidade 2, 2006/2008" de João Maria Gusmão e Pedro Paiva, com a presença do Executivo Municipal.

A obra apresenta-se numa vitrine de ferro lacado com "Luva" e esfera de ferro forjado.

Os artistas, João Maria Gusmão nasceu em 1979 e Pedro Paiva em 1977, em Lisboa. Estudaram na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e trabalham em conjunto desde 2001. Foram distinguidos com o Prémio EDP Novos Artistas, em 2004, tendo sido representantes de Portugal na Bienal de Veneza em 2009.

A maioria dos seus trabalhos toma a forma de escultura, instalação e curtas  metragens em filmes de 16mm. As suas obras revelam um interesse contínuo pelo paranormal, pelo inexplicável, pela ilusão e pela complexidade na produção de imagens. Os materiais e objetos que usam são comuns, muito frequentemente associados a tecnologias mecânicas e produtoras de efeitos de ilusão, de recriação de fenómenos bizarros ou paranormais. Esta e outras obras estão diretamente relacionadas com projetos de exposição e projetos editoriais de que Abissologia, Teoria do Indescernível (aqui disponível para consulta) é exemplar. 

A apresentação desta obra integra o projeto “Coleção Norlinda e José Lima para a Cidade” que instalará obras de coleção em vários espaços públicos de S. João da Madeira.
A coleção Norlinda e José Lima é uma das maiores coleções particulares de arte contemporânea do país e está em depósito no Núcleo de Arte da Oliva onde é apresentada num calendário anual de exposições temporárias.



Esta ação visa, "aproximar dos cidadãos em geral uma das mais importantes coleções de arte contemporânea de Portugal”, sublinha o Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, dando conta de que esta iniciativa “é um convite à fruição da arte e à visita ao Núcleo de Arte da Oliva, um espaço municipal com uma dimensão e qualidade ao nível do que há de melhor no país”.

Cada local “recebeu mais do que uma obra” no decurso deste projeto, que será “acompanhado por um programa de visitas e conversas” e que vai ainda “alargar-se às escolas” a partir de setembro, quando se iniciar o novo ano letivo.



Roteiro das obras de arte e dos locais públicos onde ficam patentes:
 
- Peça para Decidir, 2009, de Nuno Sousa Vieira | Câmara Municipal;
- Sinais, 2012, de Jorge Días, no Mercado Municipal;
- Carcere XIV, The Gothic Arch, After Piranesi (Carceri), 2002, de Vik Muniz | Casa da Criatividade;
-  Espírito da Gravidade 2, 2006/2008, de João Maria Gusmão e Pedro Paiva | Biblioteca Municipal;
- Relief Rouge [Relevo Vermelho], 2008, de Jan Voss | Academia de Música. 


 






Sem comentários:

Enviar um comentário