segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

28 FEVEREIRO | CONCIL - CONCURSO INTERCONCELHIO DE LEITURA - FASE MUNICIPAL

 



ConCIL - Concurso Interconcelhio de
Leitura | Fase Municipal


Tendo como destinatários os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, o objetivo central do Concurso Interconcelhio de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura, bem como melhorar a compreensão leitora.

Estruturado em diferentes fases — escolar, municipal e interconcelhia —, a 2.ª edição do ConCil - Concurso Interconcelhio de Leitura encontra-se a decorrer nas escolas. Posteriormente, caberá à Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo organizar a Fase Municipal em S. João da Madeira, em estreita colaboração com as Bibliotecas Escolares do concelho.

A Fase Municipal é composta por duas etapas: Prova Escrita e Prova Oral, ambas a realizar no dia 28 de fevereiro de 2025:9h00: Prova Escrita nas instalações da Biblioteca Municipal (alunos apurados na fase escolar);
14h00: Prova Oral no auditório dos Paços da Cultura (alunos apurados na prova escrita).

Para a Fase Municipal, as obras selecionadas são as seguintes:1.º Ciclo: “Os Lusíadas para os Mais Pequenos”, de Alexandre Honrado
2.º Ciclo: “Camões – As Aventuras e Desventuras de um Poeta Épico”, de Sérgio Franclim
3.º Ciclo: “Camões, o Super-Herói da Língua Portuguesa”, de Maria Alberta Menéres
Ensino Secundário: “O Pensamento de Camões”, de Jorge de Sena

Da Fase Municipal serão apurados 12 alunos (3 de cada ciclo de ensino), que representarão S. João da Madeira na Fase Final do Concurso.

Consulte o regulamento AQUI.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "ESPIRITOLOGIA, A CIÊNCIA DO ESPÍRITO"

No passado sábado, teve lugar a apresentação do livro "Espiritologia, A Ciência do Espírito", uma obra que explora a dimensão espiritual, a sua relação com a ciência e o conhecimento humano.
 
A sessão contou com a presença do coautor Jacinto Alves, que partilhou reflexões sobre os temas abordados no livro, proporcionando aos participantes um espaço para debate e troca de ideias.
 
A obra é da coautoria de Jacinto Alves, autor português, e Jorge Barcellos, cientista brasileiro.
O livro pode ser requisitado para empréstimo na Biblioteca Municipal.







16 JANEIRO | EXPOSIÇÃO COLETIVA DE PINTURA "ARTE NO FEMININO"

Exposição coletiva de pintura desenvolvida por alunos da Oficina de Pintura, da Paleta Filosófica Associação Cultural.




Com obras de:
-Maria de Fátima Gomes da Costa
-Maria Madalena Araújo Silva
-Marileide do Nascimento Silva
-Rosangela Fontão
-Teresa da Conceição Cadete
-Adozinda Santos
-Tereza Costa

Patente até 15 de fevereiro.

16 JANEIRO |APRESENTAÇÃO DO LIVRO "A ARTE DE SER BOA PESSOA" DE VÍTOR PINTO BASTO

A apresentação do livro estará a cargo de Cristina Marques, professora e crítica literária.

Sobre o livro:
Um livreiro no labirinto da vida. Miguel a apoiar-se nas histórias dos livros para enfrentar a demência, essa "epidemia silenciosa" que abala as nossas estruturas sociais. Miguel, a mãe com demência e o mundo dos outros. Miguel a agir com ternura, sentimento que humaniza. O elogio da boa pessoa.

Sobre o autor:
Vítor Pinto Basto, 1959, Porto. Licenciado em Filosofia. Jornalista durante 35 anos, profissão que abandonou quando era editor da secção de Justiça do Jornal de Notícias. Autor dos livros: O segredo de Ana Caio, Morto com defeito, O rapaz que queria aprender a olhar, AMORaMAR Afurada e "A arte de ser boa pessoa".



APRESENTAÇÃO DO CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO "MOSTRA-ME COMO ERA... S. JOÃO DA MADEIRA"

No dia 20 de dezembro, foi apresentado o tão esperado catálogo da exposição "Mostra-me como era... S. João da Madeira", uma publicação que dá continuidade à exposição homónima realizada na Biblioteca Municipal em 2010, 2017 e 2023.

Este catálogo reúne uma coleção de imagens das pinturas e textos de Francisco Matos, que captam a essência da exposição, conduzindo-nos numa viagem no tempo. Através de lugares, saberes e rotinas de uma cidade, são retratados momentos marcantes da memória coletiva dos sanjoanenses, agora preservados para as gerações futuras.

Em sinal de gratidão e continuidade deste legado cultural, Francisco Matos ofereceu ao Município de S. João da Madeira uma tela que imortaliza a Praça Luís Ribeiro.

O catálogo encontra-se à venda na Biblioteca Municipal.