No passado sábado, pelas 16 horas decorreu na Biblioteca o lançamento do livro "Resquícios" de Joaquim Silva, apresentado por Rosa Familiar a Filomena Vieira, elementos Associação da Teia dos Sentidos e contou ainda com a presença da representante da editora Irene Freitas.
O ambiente informal e amigável gerou uma tertúlia muito participada pelas pessoas presentes na sessão.
O autor, referindo-se à sua obra, diz tratar-se de fragmentos, que nada acontece por acaso e quis partilhar esses tais fragmentos com os leitores. São escritos do seu sentir, que falam não apenas de si, mas de todos quantos o rodeiam. Espelha aquilo que pensa, o que lhe dita o coração. Fala da fé, dos amigos, da família, inclusive de personalidades ligadas às artes, sobretudo à poesia, tais como António Nobre, Jorge Palma, Sérgio Godinho e das diferentes formas de fazer poesia.
No prefácio de Joel Lira, pode ler-se: “Palavras curtas, ordenadas, com sentidos vários, todas marcantes enigmáticas, vincadas ao ponto de se encontrar no final de cada verso a chave do texto inicial do poema. Curiosamente, Joaquim Silva, não é poeta somente hoje por publicar o seu primeiro livro, não. Ele já o era! Ele será poeta sempre que a alma assim o chame a escrever poesia! Como diz em várias passagens do seu livro de poesia "Resquícios", Deus afigura-se no seu dia-a-dia como magia e deu-lhe luz nas palavras que escreve."
Joaquim Silva nasceu em Valbom-Gondomar,(12 de Outubro de 1964)
viveu cerca de 20 anos em Arrifana mas,vive actualmente em
Lavra-Matosinhos. O seu percurso estudantil depois de concluída a Escola
Primária em Valbom passou pela escola Secundária Marques Leitão e
culminou na Escola Industrial e Comercial de Gondomar.
Sem comentários:
Enviar um comentário