segunda-feira, 21 de julho de 2014

Morreu o escritor brasileiro Rubem Alves (1934-2014)



«Morreu na manhã deste sábado [19] o escritor Rubem Alves, de 80 anos, devido a problemas em vários órgãos.»

«O escritor, psicanalista, teólogo e educador estava internado nas urgências da unidade hospitalar devido a uma insuficiência respiratória provocada por uma pneumonia.

Rubem Alves, com uma bibliografia de mais de 120 títulos, era considerado um dos maiores pensadores contemporâneos da educação no Brasil.» Ler no Diário Digital.

«O escritor era um dos intelectuais mais respeitados do Brasil, tendo publicado diversos artigos em jornais e revistas. Foi cronista, pedagogo, poeta, filósofo, contador de histórias, ensaísta, teólogo, académico, autor de livros infantis e até psicanalista (...)». Ler no Jornal de Notícias e  no Diário de Notícias. Ver naRTP.

«Algumas das suas obras publicadas em Portugal são As Mais Belas Histórias, que faz parte do programa Ler+ ou Programa Nacional de Leitura, Conversas Com Quem Gosta de Ensinar e O Que é Científico?.» Ler no Observador.

«Rubem Alves, casado e com três filhos, nasceu a 15 de setembro de 1933 em Dores da Boa Esperança, no sul de Minas Gerais, e morava em Campinas há décadas.» Ler no Expresso.

«Em 1963, viajou para Nova Iorque, onde fez uma pós-graduação e regressou à paróquia em Lavras, Minas Gerais, durante a ditadura militar, tendo sido perseguido pelos militares.

Exilou-se então com a família e foi estudar para a Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, onde se doutorou. A sua tese foi publicada em 1969 com o título A Theology of Human Hope (Teologia da Esperança Humana).

Segundo a edição online do jornal O Globo, regressou ao Brasil em 1968 e abandonou a Igreja Presbiteriana. Foi professor de filosofia na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (Fafi), actualmente Unesp, onde esteve até 1974.

Nesse ano, entrou para o Instituto de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde esteve até se aposentar no início da década de 1990. Exerceu ainda psicologia clínica, pois também se formou nesta área do saber.» Ler naRenascença.
Fonte: http://blogtailors.com/morreu-o-escritor-brasileiro-rubem-7462763


A biblioteca já colocou em destaque as seguintes obras deste autor:
  • Coisas que nos dão alegria
  • Se eu pudesse viver a minha vida novamente

Sem comentários:

Enviar um comentário