segunda-feira, 17 de novembro de 2014

CONVITE: Apresentação do livro "Por acaso..." de Fátima Araújo | 22 novembro | 18h00



Jornalista Fátima Araújo (RTP) apresenta
livro “Por Acaso…” no dia 22 de novembro (sábado), às 18h00, na Biblioteca Municipal

Grande reportagem sobre cinco jovens com Paralisia Cerebral

A jornalista da RTP Fátima Araújo acaba de lançar o livro “Por acaso…”, pela Apuro Edições, e vai apresentá-lo na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, no dia 22 de novembro (sábado), às 18h00. A sessão, com entrada gratuita, inclui a atuação do grupo de canto Ensemble Vocal.

Com prefácio escrito pelo neurocirurgião João Lobo Antunes, este livro é uma grande reportagem jorna­lística sobre cinco jovens portugueses com Paralisia Cerebral que, não obstante as suas limitações físicas, são casos de sucesso, de empreendedorismo social e laboral, de integração social bem-sucedida, de autoa­ceitação e de autossuperação.

Desmistificar clichés e preconceitos

Esses exemplos de interação que o livro de Fátima Araújo aborda contribuem para desmistificar clichés e preconceitos que a sociedade continua a ter em relação aos deficientes, jovens exemplos de perseverança e exemplos de pes­soas úteis e válidas.

São páginas pelas quais passam questões relacionadas com os projetos em que um bailarino, uma socióloga, uma professora e dois informáticos com Paralisia Cerebral estão envolvidos, questões relacionadas com os seus afetos, as suas relações pessoais e a sua sexualidade, questões associadas à sua fé e à forma como a prática desportiva é determinante para a sua autoaceitação e superação.

Causa solidária envolve empresa sanjoanense

Por Acaso…” nasce no âmbito duma parceria que juntou a empresa de S. João da Madeira IMOA – Clothing for All (que produz roupas inclusivas, suscetíveis de serem usadas por todas as pessoas, independentemente de terem deficiência e incapacidade física ou não) com a Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC).

O livro “Por Acaso…” abraça, assim, uma causa solidária, tanto mais que 1 euro da venda de cada exemplar reverte a favor da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC).


Sem comentários:

Enviar um comentário