Livro de bolso é um livro de pequenas dimensões, cujo formato é escolhido de modo a facilitar o seu transporte e a sua maior difusão devido ao baixo preço e às tiragens elevadas. O primeiro editor daquilo que hoje designamos de livro de bolso foi Aldo Manuzio (1495-1515), impressor humanista veneziano, que para baixar o custo das suas edições lhes reduziu o formato de in-fólio para in-oitavo; a primeira obra a ser impressa por ele neste novo tamanho terá sido Virgílio, que foi lançado em Abril de 1501; estas edições destinavam-se tanto a pessoas de recursos mais modestos como a letrados e universitários, tendo esta moda progredido ainda mais no século seguinte; trata-se de uma modalidade de livro que hoje é possível encontrar em lugares diversos, que vão desde as livrarias até às estações de caminho de ferro, aeroportos e quiosques. Livro de algibeira ou pocket book.
Mais tarde, já no século 20, os livros de bolso foram publicados pela editora alemã Albatross Books em 1931. A britânica Penguin Books introduziu o formato no Reino Unido em 1935 e 1939 foi a vez da americana americana Pocket Books .
Com esta exposição bibliográfica pretende-se divulgar este formato de livro que apesar de todos os avanços tecnológicos ainda é muito utilizado, por ser prático para transportar.
Esta mostra está disponível na receção da Biblioteca entre 01 e 31 de Abril.
Venha conhecer os nossos tesouros bibliográficos.
Sem comentários:
Enviar um comentário