quinta-feira, 25 de julho de 2019

Afonso Cruz vence Grande Prémio de Literatura de Viagens





A biblioteca municipal já tem disponível para leitura, na vitrine de destaques, as obras de Afonso Cruz, incluindo "Jalan Jalan", premiada recentemente.

Venha sentir a importância da leitura, das viagens na sua vida e conheça o conteúdo da obra premiada. 

«Apesar da beleza da paisagem, dos campos de arroz, do verde omnipresente, dos templos hindus, dos macacos zangados, uma das melhores coisas que trouxe de Bali foi uma oferta do João, que me embrulhou e ofereceu uma palavra, talvez duas: Jalan significa rua em indonésio, disse-me. Também significa andar. Jalan jalan, a repetição da palavra, que muitas vezes forma o plural, significa, neste caso, passear. Passear é andar duas vezes. (…) Passear é o que fazemos para não chegar a um destino, não se mede pela distância nem pela técnica de colocar um pé à frente do outro, mas sim pelo modo como a paisagem nos comoveu ou como o voo de um pássaro nos tocou. É um pouco como a arte, tem o valor imenso de tudo aquilo que não tem valor nenhum. Pode não ter razão, destino, objetivo, utilidade, e é exatamente aí que reside a riqueza do passeio. Não existem profissionais do passeio. Chesterton, que era um grande apologista do amador, dizia que as melhores coisas da vida, bem como as mais importantes, não são profissionalizadas. O amor, quando é profissionalizado, torna-se prostituição.»

A obra vencedora Jalan Jalan de Afonso Cruz, editada pela Companhia das Letras, venceu por unanimidade a segunda edição do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE).

A escolha, anunciada ontem, coube a um júri coordenado por José Manuel Mendes, e que incluiu ainda Guilherme d'Oliveira Martins, Isabel Cristina Mateus e Teresa Carvalho. “A coerência, a fluidez narrativa e a consistência de uma leitura do mundo a partir da temática da viagem de que é um intérprete privilegiado” são aspectos realçados pelo júri neste livro de Afonso Cruz.

O Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Braga e tem um valor monetário de 12.500 euros.


Nascido em 1971 na Figueira da Foz, Afonso Cruz é, além de escritor, músico (faz parte da banda The Soaked Lamb), ilustrador e realizador. Publicou em 2008 o primeiro romance, A Carne de Deus: Aventuras de Conrado Fortes e Lola Benites, ao qual se seguiu, em 2009, Enciclopédia da Estória Universal, distinguido com o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco. 
Os Livros que Devoraram o Meu Pai, A Contradição Humana, Jesus Cristo Bebia Cerveja, Para Onde Vão os Guarda-chuvas e Flores são outros títulos do autor, que nos últimos anos recebeu várias distinções, entre as quais o Prémio da União Europeia de Literatura, com A Boneca de Kokoschka, em 2012.

Fonte:https://www.publico.pt/2019/07/24/culturaipsilon/noticia/afonso-cruz-vence-premio-literatura-viagens-jalan-jalan-1881125

Sem comentários:

Enviar um comentário