terça-feira, 23 de junho de 2020

A IDEIA DE URBANO EM RAUL LINO: O PROJETO DA PRAÇA DE S. JOÃO DA MADEIRA

A propósito das obras na Praça Luís Ribeiro vale a pena aceder à obra "Ideia de urbano em Raul Lino: o projeto da Praça de S. João da Madeira, dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura,  da autoria de Ivo Júnior Rodrigues Machado, realizado em 2016 e que nos conduz através do processo evolutivo que o Centro da cidade sofreu ao longo do último século.

Raul Lino (1879-1974), conceituado arquiteto, quando é convidado a projetar a Praça de S. João da Madeira, em 1945,  surge, dos seus desenhos, uma sala de estar.

A sua visão sobre o modo de estar na cidade fascina precisamente por constituir o olhar de um arquiteto, que em pleno início do século XX, viu, com os seus próprios olhos, as transformações de uma paisagem e de uma sociedade em vertiginosa acentuação para novos ritmos de velocidade e efemeridade.

Venha saber tudo sobre o arquiteto Raul Lino, sobre a Praça Luís Ribeiro e a sua mensagem deixada aos sanjoanenses "Uma terra industrial e das mais progressivas do país (honra lhe seja feita)".

Honra para nós também pelo seu legado.


Sem comentários:

Enviar um comentário