quinta-feira, 1 de julho de 2021

1 DE JULHO - DIA MUNDIAL DAS BIBLIOTECAS

O dia Mundial das Bibliotecas celebra-se a 1 de julho.

Embora a comemoração não seja oficial, esta data visa enaltecer a importância da leitura na educação e formação das pessoas, tal como é referido no Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas.

Em vários países do mundo realizam-se atividades que promovem a leitura na população e o desenvolvimento cultural. Entre estas iniciativas destacam-se as bibliotecas itinerantes, móveis, que possibilitam o livre acesso a livros, revistas e jornais em locais públicos, as sessões de leituras e os encontros de autores e leitores.

O Dia Mundial das Bibliotecas é o dia ideal para se dirigir a uma biblioteca e requisitar um livro ou então para partilhar o livro da sua vida com outras pessoas e para conhecer novos livros pelos quais se pode apaixonar.

Parafraseando Afonso Cruz na sua crónica no Jornal das Letras, Artes e Ideias, “A biblioteca não é um local de passagem, é um destino. Tem a beleza do silêncio, da contemplação, da interrupção da pressa e da voragem da miríade de afazeres e apelos quotidianos, está fora do tempo, ou melhor, tem o seu próprio tempo e o seu próprio espaço; quando entramos numa biblioteca e vemos estantes e cadeiras e mesas, é porque ainda não estamos verdadeiramente na biblioteca, assim como quando olhamos para um livro e vemos letras e papel é porque ainda não estamos a ler. Foi numa biblioteca que visitei pela primeira vez a China, pela mão de Hergé, foi numa biblioteca que cavalguei pelas estepes com Tarass Bulba e os cossacos de Zaporígia às margens de Dniper, foi também numa biblioteca que conheci o padre Brown.”

Venha à sua Biblioteca Municipal desfrutar das nossas ofertas e acabar de ler o genial artigo de Afonso Cruz sobre as Bibliotecas como locais de refúgio, sagrados, que nos permitem ”penetrar em diversos universos paralelos”.

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário