quinta-feira, 12 de agosto de 2021

LER É VIAJAR SEM SAIR DO LUGAR



Pelas mais deslumbrantes paisagens da Terra, passando por locais de grande perigo, Paul Theroux transporta-nos por África, de norte a sul.

“via-se a imagem de Osíris, o deus da terra, com o seu toucado alongado, a personificação do Nilo, com a aluvião do rio a simbolizar o seu renascimento; tinha as feições esmagadas, tal como Hórus, cuja face de falcão fora obliterada por fanáticos cristãos (...)”

“Agradava-me o aspeto do deserto do Sudão – vasto, castanho-claro, despovoado, com imensos carreiros fora da estrada - , com fama de estar cheio de belas ruínas (...)”

“Quando acordei, não avistei terra em nenhuma direção: estávamos no alto-mar. O lago Vitória é a maior massa de água de África – 70 000 quilómetros quadrados.”

“O motorista de um dos táxis que apanhei é português que, na década de 1960, tinha fugido de Portugal (...) para a África do Sul na década de 1980. Já não tinha mais países por onde fugir.”

“Os africanos mais afáveis não tinham mudado e, mesmo ao fim de tantos anos, os melhores de todos continuam de rabo ao léu.”

in Viagem por África, Do Cairo à Cidade do Cabo, Paul Theroux.
Paul Theroux é um escritor norte-americano, autor de romances (alguns adaptados ao cinema), ensaios e de alguns dos melhores livros de literatura de viagens de sempre.
 
Ao longo do mês de Agosto, serão destacados diversos trechos de viagens de autores portugueses e estrangeiros. Acompanhe-nos!



Sem comentários:

Enviar um comentário