sexta-feira, 20 de agosto de 2021

LER É VIAJAR SEM SAIR DO LUGAR


Uma reinvenção da volta ao mundo, baseada no percurso de Fernão Magalhães.

“De facto, é raro ver uma fortaleza quinhentista europeia tão bem construída, e tão bem preservada, fora da Europa. (..) assim como um símbolo do passado cosmopolita de Mombaça, ponto de encontro de todas as raças.”

“Passeio por Goa quando a monção o permite, entre os dois aguaceiros, e vou cuidadosamente deliciando-me com essa raça que é também a minha (..)”

“(...) a entrada oriental do Estreito de Magalhães, o princípio da passagem do Atlântico para o Pacífico! Não acredito em lugares mágicos, mas eles existem e este é um deles!”

“(...)Chego a Mactan pouco depois da madrugada (...) e uma luz difusa, ofuscante e tórrida cai pesadamente no palco da última batalha da voda de Fernão Magalhães (...)”

In Nos Passos de Magalhães, Gonçalo Cadilhe
Gonçalo Cadilhe é o mais reconhecido escritor de viagens português da atualidade. Iniciou a sua atividade de jornalista na Grande Reportagem. Ao longo dos anos, tem assinado vários documentários de viagens e História para a RTP.

Ao longo do mês de Agosto, serão destacados diversos trechos de viagens de autores portugueses e estrangeiros. Acompanhe-nos!


 



Sem comentários:

Enviar um comentário