terça-feira, 10 de agosto de 2021

Literatura de Viagens | A Nossa Casa de Egas Moniz

LER É VIAJAR SEM SAIR DO LUGAR

Hoje, partilhamos memórias de Egas Moniz, de lugares não muito distantes, de viagens pela Ria, de banhos de mar na Torreira, da faina e do padroeiro S. Paio.

“Havia agora sol que se espelhava radioso nas águas mansas da Ria, com reflexos multicores que a luz provocava nas suas pequenas ondulações.”
 
“Ouvida a missa que foi rápida, pois nesse tempo ainda não havia a prédica do evangelho, e depois de ter retirado a maioria dos devotos que faziam cauda à porta da capela de exíguas dimensões, ficámos para ver o S. Paio pequeno, um santinho, de menos de palmo, preto avermelhado, que estava num altar ao lado. Todos os anos pela ocasião da festa havia promessas de, se as sezões passassem, darem ao infeliz santo um banho de vinho numa tigela de barro vermelho que depois corria em redor da família para beberem o líquido santificado”.
 
in "A Nossa Casa", Lisboa, 1950.


O autor, Egas Moniz, foi um importante neurologista, investigador, professor e escritor. Uma figura incontornável da Ciência, tendo arrecadado o Prémio Nobel da Medicina em 1949.

Ao longo do mês de Agosto, serão destacados diversos trechos de viagens de autores portugueses e estrangeiros. Acompanhe-nos!



Sem comentários:

Enviar um comentário