terça-feira, 18 de janeiro de 2022

15ª EDIÇÃO DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE MUNICIPAL

 

Concurso Nacional de Leitura

FASE MUNICIPAL

A 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2021/22 encontra-se a decorrer e termina no dia 4 de junho de 2022, dia da grande final.

Tendo como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário, o objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.

Estruturado em diferentes fases: escolar, municipal e nacional, cabe à Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo a organização da Fase Municipal, em S. João da Madeira, em estreita colaboração com as Bibliotecas Escolares deste concelho.

Da fase da responsabilidade das escolas/agrupamentos, foram apurados 6 concorrentes de cada nível de ensino (1º, 2º, 3º ciclos e Secundário), que estarão presentes na fase seguinte.

Esta fase é constituída por duas etapas: Prova Escrita e Prova Oral.

A prova escrita decorrerá no dia 14 de fevereiro entre as 9h30 e as 12h00, nas instalações da Biblioteca Municipal, e a prova oral no dia 4 de março, no auditório dos Paços da Cultura.

Caso a evolução pandémica não permita a realização das provas presencialmente, está contemplada a alternativa pela via online.

Em S. João da Madeira, as obras selecionadas para a Fase Municipal são as seguintes:

 

 

1º CICLO:

“A história do homem calado” de Valter Hugo Mãe

Sinopse: Na História do Homem Calado, os habitantes de uma pequena rua vivem muito intrigados com um vizinho, que não tem braços e só tem um olho, e acham-no uma pessoa um pouco distante e antipática. Mas eis senão quando alguém choca, sem querer, com esse homem calado, e lhe descobre um sorriso nunca visto!

Afinal, ele não era nenhum monstro… e só estava calado porque os vizinhos não lhe dirigiam a palavra! Depois de muitas visitas, e chás, e jogos de cartas, todos na rua acabam por se tornar amigos do peito daquele homem que, afinal, nem sequer era calado, era apenas um pouco diferente dos outros. Mas quem é que não é diferente, hã?

2º CICLO

“O paraíso são os outros” de Valter Hugo Mãe

Sinopse: O amor constrói. Gostarmos de alguém, mesmo quando estamos parados durante o tempo de dormir, é como fazer prédios ou cozinhar para mesas de mil lugares.

O paraíso são os outros é a história que nos conta uma menina que observa como são os casais. Casais de pessoas e casais de animais. Uma menina a quem o amor intriga e fascina. Ao imaginar a vida dos outros, sonha com a sua pessoa desconhecida que um dia há-de amar. Pode até ser o Miguel ou não - há tanta gente maravilhosa!

Ao inventar a felicidade, ela já sabe tudo o que é preciso para se ser casal. Um livro que parte da inocência pueril e toca também a sabedoria dos mais crescidos.

3º CICLO

“Contos de cães e maus lobos” de Valter Hugo Mãe

Sinopse: A escrita encantatória de Valter Hugo Mãe chega ao conto como uma delicadíssima forma de inclusão. Estes contos são para todas as idades e são feitos de uma esperança profunda.

Entre a confiança e o receio, cães e lobos são apenas um símbolo para a ansiedade perante a vida e a fundamental aprendizagem de valores e da capacidade de amar. Entre a confiança e o receio estabelecemos as entregas e a prudência de que precisamos para construir a felicidade.

Com a participação plástica de Ana Aragão, Cadão Volpato, Daniela Nunes, David de la Mano, Duarte Vitória, Filipe Rodrigues, Graça Morais, JAS, Joana Vasconcelos com Alice Vasconcelos, José Rodrigues, Luís Silveirinha, Nino Cais, Paulo Damião

SECUNDÁRIO

“O filho de mil homens” de Valter Hugo Mãe

Sinopse: Raramente a literatura universal produziu um texto tão sensível e humano quanto este. O filho de mil homens é uma obra da ourivesaria literária de Valter Hugo Mãe. Uma experiência de amor pela humanidade que explica como, afinal, o sonho muda a vida.

Crisóstomo, um pescador solitário, ao chegar aos quarenta anos de idade, decide fazer o seu próprio destino. Inventa uma família, como se o amor fosse sobretudo a vontade de amar.

Sempre com a magnífica capacidade poética de Valter Hugo Mãe, esta história é um elogio a todos quantos resistem para além do óbvio.

CONSULTE O REGULAMENTO AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário